O cabelo cai mais no outono? Especialista dá dicas de cronograma capilar para manter a saúde dos fios
FreePik
O cabelo cai mais no outono? Especialista dá dicas de cronograma capilar para manter a saúde dos fios

O outono, que iniciou no dia 20 de março, é o período de transição entre o verão e o inverno, e é conhecido pelas quedas de temperatura e também das folhas das árvores. Assim como a vegetação, durante essa estação, os fios de cabelos também tendem a cair mais. Segundo um estudo publicado no British Journal of Dermatology, há uma maior incidência de perda dos fios no verão e principalmente no outono.

De acordo com Jacqueline Gomes, consultora técnica da Fast Escova, o fenômeno acontece por adaptação do nosso corpo para encarar as estações mais frias. “Com o fim do verão, a incidência de luz durante o dia reduz significativamente. Consequentemente, a iluminação que chega até os fios, que auxilia na maturação, também reduz, fazendo com que o cabelo saia da fase de maturação para a queda”, explica a profissional.

Dessa forma, para mitigar esses efeitos, a especialista dá dicas de como criar um cronograma capilar para manter a saúde dos fios neste outono.

“O cronograma capilar é basicamente dividido em 4 fases: a nutrição, hidratação, reconstrução e umectação e, estabelece até 3 sessões intercaladas durante a semana no período de quatro semanas. Porém, dependendo de cada cabelo, uma dessas fases terá que ser mais repetida do que a outra. Por isso é imprescindível conhecer o seu cabelo para entender o que ele está mais precisando  no momento”, comenta Jacqueline.

Hidratação
Quando hidratamos os cabelos a camada mais beneficiada é a cutícula, pois é onde se danifica diariamente devido a exposição a alterações de temperatura e atritos como prender forte, queimaduras de sol.

A especialista explica que geralmente, nessa época do ano, os cabelos tendem a ficar mais quebradiços e muito ressecados. Assim, é importante saber balancear a hidratação para aumentar a oleosidade, conhecida como efeito rebote. “Uma dica é usar produtos a base de ingredientes como óleo de linhaça, argan e adiroba, de acordo com o que seu cabelo está precisando, por até duas vezes na semana”.

Nutrição
Um cabelo nutrido é aquele que conserva a hidratação. O córtex capilar é a parte que mais se beneficia, pois quando bem cuidado, traz essa sensação de maciez e flexibilidade ao mexer no cabelo. Para que não falte essa nutrição, aplique produtos com óleo de coco e vitaminas K e E, de uma a duas vezes na semana. 

Umectação
A umectação é o tratamento que consiste na aplicação de óleos vegetais nos cabelos, com o objetivo de nutrir, hidratar e proteger os fios. Ajudando a repor a oleosidade natural dos cabelos, combatendo o ressecamento, a quebra e o frizz.  Apesar do nome difícil, o processo da umectação consiste em deixar os fios mais úmidos com algum tipo de óleo, como o de coco, por exemplo, por um determinado período, sendo muito indicado para cabelos secos. Essa sessão pode ser intercalada durante o cronograma uma vez por semana.

Reconstrução
A reconstrução capilar é muito importante para quem sente que os fios estão afinados e sem forças, geralmente isso acomete quem fez processos químicos recentemente ou utiliza frequentemente ferramentas térmicas, como secador ou chapinha. Para reconstruir um cabelo mais encorpado, busque produtos à base de queratina, pantenol, proteína de arroz ou outros aminoácidos.

“No caso da reconstrução, para cabelos não tão danificadas, uma sessão por mês já é o suficiente, mas caso esteja muito fragilizado duas sessões no mês, a cada 15 dias é o necessário, pois como são produtos com ingredientes mais “fortes”, os fios correm o risco de sofrerem efeito rebote e quebrarem ainda mais”.

Dicas gerais

No outono, por estar um clima mais frio, tende-se a tomar banho e lavar o cabelo com água quente. No entanto, a água em altas temperaturas acaba irritando o couro cabeludo e resseca a fibra capilar, fazendo com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo, aumentando ainda mais a oleosidade.

Além disso, outra dica importante é evitar lavagens excessivas, a especialista comenta que o ideal é fazer uma pausa de 48 horas entre uma sessão e outra, para que os produtos aplicados sejam absorvidos pelos fios.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!