Loção, óleo, creme ou sérum: Quais as diferenças e qual o mais indicado  para sua pele?
FreePik
Loção, óleo, creme ou sérum: Quais as diferenças e qual o mais indicado para sua pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha um papel crucial na proteção contra agentes externos, como bactérias, vírus e substâncias químicas nocivas. Mas, não é só o fator proteção que ganha a nossa atenção; a pele é quem denuncia que o tempo está passando e que envelhecer é natural e inevitável.

Com isso, estabelecer uma rotina de skincare perfeita, proporcionando saúde à pele e um envelhecimento sadio, tem sido a meta de muitas mulheres. E assim, surgem as dúvidas: qual o meu tipo de pele? Protetor e hidratante podem ser usados juntos? Quais produtos são essenciais e quais as diferenças entre eles?

Entender o seu tipo de pele é fundamental na hora de escolher os dermocosméticos corretos para montar sua rotina de skincare. Médica dermatologista e professora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Camila Reis destaca a importância de manter a pele hidratada e esclarece que os hidratantes existentes no mercado podem ser em sérum, gel, loções e cremes.

“A hidratação é um dos primeiros fatores que auxiliam na prevenção de uma série de problemas de pele, como acne, eczema, psoríase e rosácea. Utilizar produtos adequados pode minimizar a gravidade desses problemas ou até mesmo evitá-los, por isso é fundamental conhecer a ação de cada um desses veículos”, destaca a especialista que explica abaixo a função de cada um.

Sérum : Geralmente tem uma textura mais aquosa, mais líquida ou levemente leitosa. Os séruns mais líquidos são bons para todo tipo de pele, mas principalmente para as peles oleosas e mistas. Existem alguns séruns que tem uma composição mais oleosa, esses não devem ser uma opção para as pessoas de pele oleosa ou mista, sendo mais adequado à pele seca.

Gel : Um pouco mais densos que os séruns aquosos, têm uma textura muito leve, sendo indicados para peles mistas e oleosas. Os géis, de maneira geral, não são bons para peles secas ou sensíveis, justamente porque tem o efeito de controle de oleosidade e podem ressecar a pele.

Loção : Com textura um pouco mais suave que os cremes, mas bem mais densa que os géis, as loções são ótimas para quem tem pele normal, mista ou seca. A sensação de hidratação no rosto é mais marcante que os produtos anteriores, já que não têm a ação secativa. Para peles secas, mas que no verão produzem um pouco mais de oleosidade, usar as loções nesse período podem ser uma boa opção.

Creme : São os mais densos de todos os tipos, tem o efeito de super- hidratação, por isso são perfeitos para peles secas. Por esse motivo também, a maioria do produtos anti-idade são em formatos de creme, visto que uma hidratação mais intensa auxilia na redução das linhas de expressão. Por causa de sua composição, não devem ser utilizados por pessoas com pele oleosa nem mista, já que podem agravar o quadro de oleosidade e contribuir para aumento de cravos e espinhas.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!