Veja quais os cuidados indispensáveis com o cabelo no outono
Outono exige cuidados especiais com os cabelos (Imagem: Look Studio | Shutterstock)
Veja quais os cuidados indispensáveis com o cabelo no outono

Chegou o outono, e com ele além das temperaturas amenas também o frizz e a queda capilar. Duas experts em cabelos explicam todos os cuidados para manter os fios alinhados, hidratados e com brilho. Será que é verdade mesmo a frase “caem as folhas caem os cabelos”? Segundo Luciana Passoni, médica referência em ciências capilares e CEO da Passoni Clinic, os cabelos realmente têm uma maior tendência de queda durante as estações mais frias, e sentimos mais isso no outono pois é a estação que dá início a temperaturas mais amenas depois do verão.

A médica explica que isso acontece porque durante o outono e o inverno há uma menor incidência de luz devido ao clima frio e nublado, dessa forma a melanina que colabora para o crescimento capilar e é ativada por meio do calor e da luz fica menos estimulada o que pode causar eflúvio telógeno. “Se você está tendo uma experiência (de queda) muito diferente com o seu cabelo, é importante visitar um especialista, pois além do fator da mudança climática, o seu corpo pode estar passando por um maior período de estresse ou baixa de vitaminas, o que também pode causar a queda capilar”, recomenda Luciana.

Joyce Rodrigues (@drajoyce_rodrigues), farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente do Grupo Mezzo, esclarece que caso a queda aconteça existem algumas novidades para ajudar a contê-la, como os ativos de exossomas. Eles são vindos das células tronco que agem na restauração durante o ciclo capilar, para mais saúde do comprimento e couro cabeludo.

“Para um eflúvio telógeno que não está severo, o uso desse ativo em shampoo ou tônico capilar pode ajudar e muito a restaurar a saúde do couro cabeludo, isso porque os exossomas auxiliam na melhora da ancoragem dos fios, aumento e densidade, na reparação da barreira cutânea do couro cabeludo e também em sua regeneração e controle da queda”, conta a expert sobre os benefícios.

Ela também alerta que é importante ficar de olho na temperatura da água do banho, que esquenta enquanto a do ambiente esfria. “A água quente além de estimular a produção sebácea, aumenta a oleosidade e pode agravar a Dermatite Seborreica em pessoas que possuem essa patologia, o ideal é lavar os fios com a água morna para fria que deixa as suas cutículas fechadas, mantendo o brilho”, recomenda Joyce.

Quais cuidados não podem ficar de fora na rotina de outono?

De acordo com Luciana Passoni, o primeiro passo é fugir do banho quente, isso vai ajudar tanto o seu couro cabeludo como o comprimento. Falando nele, ela reforça a importância de ter um rotina que equilibra máscaras de tratamento de hidratação, nutrição e reconstrução, principalmente se seus cabelos passaram por danos químicos.

Se seu objetivo for deixar os fios soltinhos, é importante apostar em uma formulação limpa, que higienize fios e couro cabeludo sem agressão, com um conceito 5 free: livre de parabeno, corante, sal, conservante e álcool. “Escolha uma fórmula inteligente que não deposite resíduos no couro cabeludo e fios, e uma super dica: dê muita atenção para as formulações que atuem no equilíbrio da microbiota do couro cabeludo, cuide da saúde dele e consequentemente terá fios fortes e incríveis”, revela Joyce.

“Outra dica é fazer a umectação uma vez na semana, ela nada mais é do que uma hidratação profunda usando óleos vegetais. Também não se esqueça de finalizar os fios com um óleo siliconado, isso porque ele cria uma capa protetora em volta do fio, impedindo que a água da fibra capilar seja perdida, assim controla o frizz, protege e proporciona maciez e brilho”, indica a especialista em ciências capilares.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!