Chamou a atenção esta semana, uma entrevista dada pela cantora Sandy para Angélica, na qual ela diz que não fica sem maquiagem e nem posta fotos sem filtro, trazendo à tona um tema que foi objeto de estudo da Allergan Aesthetics. A empresa lançou a causa “Assuma Sua Imagem”, um convite à reflexão e conversas saudáveis sobre autoestima e autoimagem.
“Os filtros de imagem são cada vez mais presentes nas vidas das pessoas e, infelizmente, vem causando efeitos indesejáveis sobre como as pessoas se veem, como querem parecer e como se sentem. É uma conversa difícil e complexa, mas muito necessária”, afirma Camila Cazerta, diretora médica associada da Allergan Aesthetics no Brasil.
Não se trata de criticar os filtros ou defender o fim deles, mas alertar para o
seu uso exagerado e indiscriminado. “É natural as pessoas quererem melhorar algo em sua aparência, mas é importante que isso aconteça de forma saudável,
respeitando a natureza das pessoas. Na nossa indústria trabalhamos muito para
isso: desenvolvemos tecnologias e produtos para resgatar e até mesmo devolver a autoestima para as pessoas, mas de forma consciente, responsável e respeitosa.
Este é o objetivo do ‘Assuma sua Imagem’: que devemos valorizar nossa aparência e promover melhoras, se assim quisermos, mas sempre de forma saudável e com decisões conscientes e bem informadas”, completa Cecília Gurgel, gerente geral da Allergan Aesthetics no Brasil.
Apesar da seriedade da questão, ainda existem poucos dados que comprovam a mudança de comportamento pelo uso exagerado dos filtros e, por isso, a Allergan Aesthetics investiu em uma pesquisa realizada pela Offerwise e Let’s Mind para entender a real opinião das pessoas sobre os filtros de imagem e seus usos.
Foram ouvidas ao todo 650 pessoas, em oito capitais brasileiras, sendo 24% homens e 76% mulheres, entre 18 e 50 anos. A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2022.
Entre os principais dados (pessoas que concordam parcial ou totalmente):
○ 89% acreditam que cuidar da aparência é o terceiro hábito mais
importante para o bem-estar, ficando atrás apenas de: alimentação
saudável e esportes.
○ 59% dos entrevistados dizem que a aparência física é uma forma de
mostrar como estão se sentindo; 50% diz que é uma forma de
expressar a personalidade. Por isso, consideram cuidar da aparência
uma forma de cuidar de seu bem-estar.
○ 40% do total usa filtros de imagem nas próprias fotos com frequência,
para aparecer melhor nas postagens. 37% diz usar ocasionalmente.
○ 98% afirma que as redes sociais impactam na autoestima de uma
pessoa. Para 24%, de forma negativa.
○ 94% concorda total ou parcialmente que o uso exagerado dos filtros de
imagem nas redes sociais pode fazer com que uma pessoas deixe de
gostar de sua imagem “real” e passe a querer aquela imagem “virtual”.
○ 98% acha que as pessoas são mais bonitas nas redes sociais.
○ 93% concorda, parcial ou totalmente, que o nível de cobrança estética
tornou-se irreal devido ao uso exagerado de filtros de imagem.
○ 94% dos entrevistados concordam, parcial ou totalmente que o uso
exagerado de filtros pode levar a uma diminuição da autoestima.
○ 63% conhecem ou ouviram falar de alguém que já tenha deixado de
sair de casa ou de ir a algum encontro por não querer ser vista na “vida real”, ou seja, sem os filtros de imagem.
○ 70% acredita que pessoas mais jovens são as mais suscetíveis aos
problemas causados pelo uso excessivo dos filtros nas redes sociais.
○ 67% entende que as mulheres estão mais expostas a esses problemas.
Profissionais de saúde e comportamento de diversas áreas também foram
ouvidos e endossaram a urgência de olhar com mais cuidado para esse assunto e
confirmaram a preocupação com o uso exagerado de telas, filtros e os reflexos
disso na saúde mental da população em geral.
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