A 18ª edição da Beauty Fair , realizada entre os dias 9 e 12 deste mês, chegou à marca de R$ 1 bilhão em negócios movimentados. Foram mais de 205 mil visitantes, 2.500 influenciadores e 300 jornalistas em busca das principais novidades do mercado de beleza no Brasil. Nesta semana, o iG Delas já te adiantou as principais notícias do segmento e listou os destaques da feira. Se você ainda não conferiu, clique para ler agora!
Agora, dos cuidados com o cabelo ao skincare e à maquiagem, a gente enumera quais são as tendências para você ficar de olho nos próximos meses. Veja a seguir:
1) Maior preocupação com a diversidade de tons de pele
As marcas têm dado a devida atenção aos debates sobre diversidade, para tentar atender a uma gama mais ampla de tons de pele. Somente a Ruby Rose oferece 16 tonalidades de base e 12 de corretivo por meio de sua nova linha de maquiagem, a "Glass". Já Sunless e Negra Rosa, marcas da Farmax, apresentaram protetores solares faciais FPS 50 com textura em gel e fórmula translúcida. Sem cor , os produtos prometem não deixar nenhum resquício branco na pele, efeito indesejável conhecido como "whitecast".
2) Fórmulas veganas
Promover cosméticos livres de ingredientes de origem animal é preocupação crescente na indústria de beleza. Estimativas da Coherent Market Insights (CMI) apontam que o mercado global de cosméticos veganos deve crescer 56% até 2030, alcançando US$ 25,09 bilhões. As marcas Ciclo, Vizzela, Creamy, Floractive Profissional e a importadora BR BRANDS são apenas algumas das empresas presentes na Beauty Fair que têm em seu portfólio produtos com fórmulas veganas.
3) Ativos queridinhos
Alguns ingredientes se repetem em vários produtos. O ácido hialurônico, por exemplo, aparece em versões para cabelo com Braé e Dove, e para pele com Nupill. O ativo é muito conhecido por suas propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno.
A niacinamida, também conhecida como vitamina B3 ou nicotinamida, ficou inicialmente famosa por incentivar a renovação celular. Porém, nos últimos anos, tem ganhado cada vez mais espaço na indústria de cosméticos, assumindo funções clareadoras e até mesmo antiacne. O ingrediente é uma das apostas da linha Niina Skin, parceria entre a influenciadora Niina Secrets e a Eudora, em produtos para cuidados com a pele.
A Vitamina C é outro ativo queridinho entre as marcas. É conhecida por ser um poderoso antioxidante, por sua capacidade de combater os radicais livres, além de proteger a pele de agentes externos como o sol e prevenir sinais de envelhecimento. Pode ser vista, por exemplo, em produtos da Creamy.
4) Parceria entre as marcas
As marcas perceberam que unir forças pode ser lucrativo. E no mundo da beleza, mexer com as memórias de infância das consumidoras também pode render bons resultados. Herbíssimo e Mentos criaram uma nova linha com shampoos, condicionadores, sabonetes e desodorantes cujas fragrâncias foram inspiradas nos aromas das balas.
Não foi exatamente o que aconteceu com a Marco Boni, mas a empresa conseguiu licença da Disney para criar produtos para cuidados pessoais, higiene e beleza personalizados. O grande destaque vai para a coleção inspirada no live-action de A Pequena Sereia, que, além das famosas escovas de cabelo da marca, também ganhou um pente garfo — usado para modelar cabelos cacheados e crespos —, em referência ao filme.
Já Vizzela e Zaxy se juntaram para uma colaboração inédita, que resultou em uma nova versão da sandália Be Yourself e na linha de esmaltes Urban Art. A ideia é que as sandálias, que já faziam parte do catálogo da Zaxy em versão monocromática, sirvam como uma tela em branco e possam ser personalizadas com as cores dos esmaltes, criando padronagens exclusivas e costumizadas pelas próprias consumidoras.
5) Efeito gloss é o favorito do momento
A TRESemmé trouxe para o Brasil uma tendência que tem feito bastante sucesso na gringa: o chamado "glossy hair", efeito que se assemelha à aplicação de um gloss labial, mas, desta vez, nos cabelos. A linha TRESemmé Brilho Lamelar conta com tecnologia patenteada composta por estruturas lamelares que atuam profundamente nos fios. O resultado é uma nutrição intensa e imediata, proporcionando cabelos com até 7 vezes mais brilho. A linha inclui shampoo e condicionador; máscara e sérum de tratamento; e óleo finalizador.
Felps Profissional e Jacques Janine também miraram nos resultados de salão em casa. A primeira apresentou a linha Banho de Verniz, composta por shampoo, condicionador e máscara, com foco em hidratação e indicada para todos os tipos de cabelo. A marca da rede de salões de beleza, por sua vez, apostou na linha Just One Minute, que promete reparação completa dos fios em apenas 1 minuto.