A 18ª edição da Beauty Fair , realizada entre os dias 9 e 12 deste mês, chegou à marca de R$ 1 bilhão em negócios movimentados. Foram mais de 205 mil visitantes, 2.500 influenciadores e 300 jornalistas em busca das principais novidades do mercado de beleza no Brasil. Nesta semana, o iG Delas já te adiantou as principais notícias do segmento e listou os destaques da feira. Se você ainda não conferiu,  clique para ler agora!

Agora, dos cuidados com o cabelo ao skincare e à maquiagem, a gente enumera quais são as tendências para você ficar de olho nos próximos meses. Veja a seguir:

1) Maior preocupação com a diversidade de tons de pele

Protetor solar facial da Sunless é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas
Redação EdiCase
Protetor solar facial da Sunless é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas

As marcas têm dado a devida atenção aos debates sobre diversidade, para tentar atender a uma gama mais ampla de tons de pele. Somente a Ruby Rose oferece 16 tonalidades de base e 12 de corretivo por meio de sua nova linha de maquiagem, a "Glass". Já Sunless e Negra Rosa, marcas da Farmax, apresentaram protetores solares faciais FPS 50 com textura em gel e fórmula translúcida. Sem cor , os produtos  prometem  não deixar nenhum resquício branco na pele, efeito indesejável conhecido como "whitecast".


2) Fórmulas veganas

Na Beauty Fair, Ciclo apresenta a fragrância Sunset, que inclui colônia, body splash e loção hidratante
Divulgação
Na Beauty Fair, Ciclo apresenta a fragrância Sunset, que inclui colônia, body splash e loção hidratante

Promover cosméticos livres de ingredientes de origem animal é preocupação crescente na indústria de beleza. Estimativas da Coherent Market Insights (CMI) apontam que o mercado global de cosméticos veganos deve crescer 56% até 2030, alcançando US$ 25,09 bilhões. As marcas Ciclo, Vizzela, Creamy, Floractive Profissional e a importadora BR BRANDS são apenas algumas das empresas presentes na Beauty Fair que têm em seu portfólio produtos com fórmulas veganas.


3) Ativos queridinhos

A Creamy já é conhecida entre os entusiastas dos cuidados com a pele
Divulgação
A Creamy já é conhecida entre os entusiastas dos cuidados com a pele


Alguns ingredientes se repetem em vários produtos. O ácido hialurônico, por exemplo, aparece em versões para cabelo com Braé e Dove, e para pele com Nupill. O ativo é muito conhecido por suas propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno.

A niacinamida, também conhecida como vitamina B3 ou nicotinamida, ficou inicialmente famosa por incentivar a renovação celular. Porém, nos últimos anos, tem ganhado cada vez mais espaço na indústria de cosméticos, assumindo funções clareadoras e até mesmo antiacne.  O ingrediente é uma das apostas da linha Niina Skin, parceria entre a influenciadora Niina Secrets e a Eudora, em produtos para cuidados com a pele.

A Vitamina C é outro ativo queridinho entre as marcas. É conhecida por ser um poderoso antioxidante, por sua capacidade de combater os radicais livres, além de proteger a pele de agentes externos como o sol e prevenir sinais de envelhecimento. Pode ser vista, por exemplo, em produtos da Creamy.

4) Parceria entre as marcas

Vizzela e Zaxy se unem para colaboração inédita
Divulgação/Zaxy
Vizzela e Zaxy se unem para colaboração inédita

As marcas perceberam que unir forças pode ser lucrativo. E no mundo da beleza, mexer com as memórias de infância das consumidoras também pode render bons resultados. Herbíssimo e Mentos criaram uma nova linha com shampoos, condicionadores, sabonetes e desodorantes cujas fragrâncias foram inspiradas nos aromas das balas.

Não foi exatamente o que aconteceu com a Marco Boni, mas a empresa conseguiu licença da Disney para criar produtos para cuidados pessoais, higiene e beleza personalizados. O grande destaque vai para a coleção inspirada no live-action de A Pequena Sereia, que, além das famosas escovas de cabelo da marca, também ganhou um pente garfo — usado para modelar cabelos cacheados e crespos —, em referência ao filme.

Já Vizzela e Zaxy se juntaram para uma colaboração inédita, que resultou em uma nova versão da sandália Be Yourself e na linha de esmaltes Urban Art. A ideia é que as sandálias, que já faziam parte do catálogo da Zaxy em versão monocromática, sirvam como uma tela em branco e possam ser personalizadas com as cores dos esmaltes, criando padronagens exclusivas e costumizadas pelas próprias consumidoras.

5) Efeito gloss é o favorito do momento

TRESemmé aposta em cabelos com efeito gloss, por meio da linha TRESemmé Brilho Lamelar
Reprodução/Divulgação
TRESemmé aposta em cabelos com efeito gloss, por meio da linha TRESemmé Brilho Lamelar

A TRESemmé trouxe para o Brasil uma tendência que tem feito bastante sucesso na gringa: o chamado "glossy hair", efeito que se assemelha à aplicação de um gloss labial, mas, desta vez, nos cabelos. A linha TRESemmé Brilho Lamelar conta com tecnologia patenteada composta por estruturas lamelares que atuam profundamente nos fios. O resultado é uma nutrição intensa e imediata, proporcionando cabelos com até 7 vezes mais brilho. A linha inclui shampoo e condicionador; máscara e sérum de tratamento; e óleo finalizador.

Felps Profissional e Jacques Janine também miraram nos resultados de salão em casa. A primeira apresentou a linha Banho de Verniz, composta por shampoo, condicionador e máscara, com foco em hidratação e indicada para todos os tipos de cabelo. A marca da rede de salões de beleza, por sua vez, apostou na linha Just One Minute, que promete reparação completa dos fios em apenas 1 minuto.

** Gabrielle Gonçalves é repórter do iG Delas, editoria de Moda e Comportamento do Portal iG. Anteriormente, foi estagiária do Brasil Econômico, editoria de Economia. É jornalista em formação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

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