Com as altas das temperaturas nessa semana, nosso cabelos tendem a ficar mais oleosos, já que quando os raios solares entram com o couro cabeludo podem remover a oleosidade natural do cabelo causando um efeito contrário, já que o organismo entende que precisa produzir mais para compensar o que foi perdido.
Segundo a tricologista Viviane Coutinho, os boné e chapéus e protetor solares para os fios podem ajudar nesse quesito. “Sugiro seguir alguns métodos para amenizar isso, como a esfoliação no couro cabeludo seguida de uma hidratação na pele da região, a diminuição de banhos quentes e o uso de bonés ou chapéu. Neste caso, o ideal é usar opções que sejam produzidas com materiais que permitam a respiração do local”.
A escolha errada nos produtos também pode afetar a oleosidade do cabelo. “Precisamos entender as necessidades específicas para cada tipo de cabelo. Se a pessoa apresenta o couro mais oleoso e usa um produto com forte carga lipídica, não favorecendo uma limpeza mais eficaz, acaba desequilibrando ainda mais”, diz Viviane.
No caso do couro cabeludo oleoso junto com as pontas secas, a especialista indica usar um anti-oleosidade e um condicionante nos fios, para encontrar o equilíbrio ideal entre saúde e beleza.
Por fim, ela explica que é fundamental entender o motivo que há esse desequilíbrio e que, apenas entendendo isso, será possível de tratar. Neste caso, é essencial procurar um especialista nos cuidados capilares.