O TikTok, rede social favorita da Geração Z, é um dos principais meios para se ter acesso a receitas caseiras que prometem melhorar a pele, diminuindo manchas de espinhas, reduzindo os cravos, aumentando o viço natural do rosto e até mesmo para mantê-lo hidratado. Apesar de parecerem uma ideia tentadora, especialistas afirmam que essas receitas podem ser prejudiciais, podendo até mesmo piorar a situação do local. O ideal é realizar uma consulta com profissionais da área para haver a indicação de produtos adequados e cientificamente testados para cada caso.
"Há diversos riscos que as receitas caseiras podem proporcionar a quem tenta achar uma alternativa para melhorar o aspecto da pele sem gastar muito. Há grandes chances de causarem lesões indesejadas no rosto, como reações alérgicas, vermelhidão e machucados, além de não fazerem uma substituição correta de produtos dermocosméticos, esses que são testados por diversos especialistas no assunto e que são altamente recomendados para cada tipo de necessidade do paciente. Ou seja, o barato pode sair caro", afirma a dermatologista Ana Carolina Sumam.
A médica explica que a esfoliação com açúcar e café, por exemplo, que promete deixar o rosto hidratado e diminuir a quantidade de cravos, pode provocar pequenos arranhões e feridas na pele. Esse efeito pode surgir já que os dois ingredientes são ásperos e também possuem formatos irregulares. Já o tônico de limão, que é divulgado como uma forma de se livrar de manchas, na verdade, pode até queimar a pele por conta do seu alto nível de acidez, principalmente, ao entrar em contato com o sol.
"Esses ingredientes, apesar de naturais, devem ser evitados no rosto. As receitas caseiras podem não atender a necessidade do paciente. Existem peles acneicas, peles ressecadas, peles que possuem melasma ou rosácea. Cada tipo precisa de uma avaliação médica para ajudar a entender quais produtos são indicados para melhorar seu problema. As receitas caseiras possuem grandes chances de não darem um resultado positivo, além dos seus possíveis riscos", pontua Ana Carolina.
A dermatologista afirma que há métodos caseiros que podem ajudar sim em questões da pele — como as compressas com chá de camomila natural, que ajudam nas olheiras vasculares —, mas que devem ser avaliados por um especialista para que não haja riscos.
Como cuidar da pele
"Há formas simples de cuidar da pele, sem receitas mirabolantes e sem usar uma grande cartela de produtos. Um bom protetor solar, com fator +50 de preferência, ajudará evitar que os raios UVA penetrem profundamente na pele, ajudando a clarear e diminuir as manchas de acne e de melasma, além de também evitar o envelhecimento precoce da pele. É interessante também adicionar um sabonete e um hidratante que conversem com o tipo de pele, como os próprios para pele oleosa, caso esse seja o seu caso", indica Amanda Sodré, biomédica especializada em anatomia e harmonização facial avançada.
Amanda também alerta sobre os riscos à saúde. Ela explica que os produtos naturais são manufaturados, fazendo com que haja uma maior chance de contaminação, já que não há como controlar o seu pH. Isso pode causar graves alergias, irritações cutâneas e infecções.
"Além desses problemas citados, a receita caseira que possui um pH que não é indicado para a pele pode comprometer a barreira de proteção que a pele naturalmente tem, causando descamação do rosto e até mesmo agravando a acne e a rosácea. Por isso, as receitas podem piorar a situação que já não era boa", afirma.
Por fim, a biomédica ainda explica que há substâncias específicas para realizar uma esfoliação, como os alfa hidroxiácidos, que possuem a sigla AHAs, e os betas hidroxiácidos, que possuem a sigla BHAs. Os AHAs, por exemplo, são responsáveis por remover as células superficiais da pele, por isso, a deixam mais viçosa e mais hidratada. Já os BHAs são responsáveis por dissolver as células mortas nos poros, que quando estão 'entupidos', causam a aparição de cravos e acne.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!