Qualidade do sono é preocupação crescente entre marcas de beleza
Pexels/Ron Lach
Qualidade do sono é preocupação crescente entre marcas de beleza

Não basta apenas dormir, é importante ter uma noite de sono de qualidade. Além de recarregar as energias, o sono melhora a concentração, fortalece a imunidade e auxilia na perda de peso, regulação do humor e diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. E é com esse pressuposto que grandes marcas nacionais têm investido em linhas de produtos exclusivos para cuidados noturnos.

caneta da Natura
Divulgação

Natura cria "caneta" para ser usada em pontos de tensão, nos pulsos, colo e nuca

Recentemente, O Boticário lançou a coleção "Cuide-se Bem Boa Noite", com fragrâncias relaxantes para uma noite de sono tranquila. A linha conta com cremes e loções hidratantes, sabonetes, body splash e até aromatizador para a roupa de cama. O segredo da marca está na camomila, erva conhecida por suas propriedades calmantes.

Neste mês, a Natura repetiu o feito. A empresa expandiu seu portfólio com a linha "Tododia Todanoite", que também inclui sabonetes e hidratantes, além de um spray aromatizador de ambientes. A novidade ficou por conta de uma caneta que pode ser aplicada nos pontos de tensão antes de dormir. A fórmula combina as fragrâncias de chá de camomila e lavanda.

Ritual do sono

Quando o estresse e a inquietação tomam conta, temos a impressão de que, mesmo dormindo, nós não conseguimos descansar. Em média, os adultos necessitam de 8 horas de sono por dia, mas esse tempo pode variar de pessoa para pessoa. Alguns indivíduos se sentem bem dormindo por apenas 6 horas, enquanto outros necessitam de 10.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada dez (40%) brasileiros têm algum distúrbio do sono. Os mais comuns são insônia e apneia do sono. A quantidade ideal de horas para se passar dormindo também varia conforme a idade. Um recém-nascido, por exemplo, dorme em média 14 a 18 horas por dia. Já na fase adulta, esse tempo fica em torno de 7 a 9 horas.

"Primeiro, a gente tem que entender qual é a nossa quantidade ideal de horas dormidas. Tem pessoas que precisam de 5 horas, outras que precisam de 6 a 7 horas, e tem também quem precise de até 11 horas. Então, a primeira coisa é você saber quantas horas precisa dormir e tentar adaptá-las ao seu dia a dia. Isso a gente pode descobrir dormindo livremente, no final de semana ou nas férias, quando acorda sem despertador", explica Helena Hachul, ginecologista, obstetra e especialista em Saúde da Mulher, Sono e Menopausa.

Cada organismo tem o seu próprio "relógio biológico". É comum ter preferências de horários para realizar atividades. É o chamado "cronotipo". Alguns indivíduos preferem dormir e acordar mais cedo, apresentando melhor desempenho no início do dia. Estas pessoas são chamadas de "matutinas".

Já as "vespertinas" se adaptam melhor dormindo e acordando mais tarde, com melhor desempenho em atividades à tarde ou à noite. Outras, por sua vez, não possuem essa tendência biológica tão marcada, tendo mais facilidade para se adaptar a diferentes horários. São as famosas "intermediárias".

Boa noite de sono

Uma boa noite de sono começa ainda durante o dia, comenta a médica. "Tem que ter horário para acordar, para fazer exercícios, para trabalhar, para descansar… para que a gente possa entrar no ritmo. Algumas coisas também podem atrapalhar o sono: tomar café depois das 16 horas, ter televisão no quarto, fazer refeições pesadas à noite", diz Helena.

Segundo o Instituto do Sono, além de uma quantidade suficiente de horas, também precisamos de fases do sono bem equilibradas. A quarta e mais profunda delas é chamada de "sono REM" e só ocorre pela primeira vez depois de cerca de 90 minutos dormindo, repetindo-se várias vezes ao longo da noite. Acredita-se que essa etapa é fundamental para a manutenção das funções cognitivas, como memória, criatividade e raciocínio lógico.

Em meio a uma rotina estressante de trabalho e às obrigações do dia a dia, tornou-se comum acreditar que dormir é luxo. Mas ficar em débito com o próprio sono pode trazer prejuízos a curto e a longo prazo — como irritabilidade, fadiga, dificuldades de memória e aprendizado e até riscos associados a problemas cardíacos, hipertensão, obesidade e ansiedade, além de acidentes.

O sono agora é preocupação crescente entre as marcas

Não é à toa que os odores vêm ganhando destaque na busca por saúde e bem-estar. O olfato está diretamente ligado ao sistema límbico: parte do cérebro na qual as memórias ficam armazenadas e de onde surgem as emoções. Por isso, certos cheiros são capazes de despertar lembranças e promover sensações como o relaxamento.

Enquanto a aromaterapia têm sido usada há milênios  na medicina alternativa para uso  terapêutico,  a indústria da beleza vem se apropriando  dos "poderes" químicos dos aromas para criar os chamados de "neurocosméticos". 

Além da Natura e O Boticário, a The Body Shop criou o "Kit Sono Reparador Sleep", com hidratante corporal, balm e óleo essencial de lavanda. Esse movimento, no entanto, não é restrito ao universo beauty. No mercado, já é possível comprar chás, velas aromatizadoras e cápsulas de melatonina, substância responsável por regular o ritmo biológico do corpo e que, por isso, ficou conhecida como o "hormônio do sono".

Dicas para dormir melhor

Além dos cosméticos, outras práticas podem ajudar a ter um descanso tranquilo e revigorante. O relatório Cartilha do Sono, publicado pela Associação Brasileira do Sono (ABS), lista algumas delas:

  • Evitar cochilos prolongados durante o dia. As sonecas não devem passar de 30 a 40 minutos após o almoço;
  • Experimentar terapias de relaxamento, como respiração profunda e meditação, antes de dormir;
  • Manter uma rotina regular com horário para dormir e acordar;
  • Manter o quarto escuro e silencioso à noite;
  • Evitar fazer atividades como assistir TV ou mexer no celular na cama;
  • Praticar exercícios físicos regularmente, mas evitá-los próximo à hora de dormir;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

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** Gabrielle Gonçalves é repórter do iG Delas, editoria de Moda e Comportamento do Portal iG. Anteriormente, foi estagiária do Brasil Econômico, editoria de Economia. É jornalista em formação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

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