5 hábitos ruins para a pele que você deve evitar no inverno

Especialista destaca os danos causados por comportamentos comuns durante a estação fria e ressalta a importância dos cuidados; confira

Com a chegada do inverno, é comum que as pessoas busquem formas de se manterem aquecidas e confortáveis

No entanto, alguns hábitos aparentemente inofensivos podem causar danos à saúde da pele, comprometendo sua aparência e viço, tornando-a mais ressecada e até causando descamação em alguns casos. O dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e referência em dermatologia estética em Belo Horizonte (MG), ressalta cinco comportamentos prejudiciais que as pessoas devem evitar durante a estação fria. Veja a seguir!

FreePik

#1 Banhos muito quentes e demorados

Durante o inverno, é tentador tomar banhos longos e quentes para combater o frio. No entanto, esse hábito pode retirar a camada natural de proteção da pele, levando ao ressecamento e à descamação. Lucas Miranda alerta: "A água quente remove a barreira protetora da pele, comprometendo a sua hidratação. É importante optar por banhos mornos e reduzir o tempo de exposição e, além disso, não usar buchas".

FreePik

#2 Consumir bebidas alcoólicas em excesso

Com as temperaturas mais baixas, tendemos a aumentar a procura por bebidas destiladas, que têm um teor alcoólico maior. Isso facilita a desidratação, caso o uso não seja feito de forma responsável. Lembre-se de sempre intercalar os copos de bebida com outros de água e beber com moderação. A desidratação causada pelo álcool em excesso também influencia a aparência da pele.

#3 Descuido com a hidratação

No inverno, muitas pessoas negligenciam a hidratação da pele, acreditando que não é tão necessário quanto nos meses mais quentes. No entanto, o clima frio e seco aumenta a perda de umidade da pele, tornando-a mais suscetível a problemas como rachaduras e coceiras. Miranda enfatiza: "A hidratação é fundamental durante todo o ano. Utilize produtos específicos para o seu tipo de pele, lembrando de passar sempre após o banho, quando o efeito do produto será ideal".

FreePik

#4 Exposição ao sol sem proteção

Embora o sol pareça menos intenso durante o inverno, os raios ultravioleta ainda estão ali e causam danos à pele. "É importante lembrar que o sol está presente o ano todo e é o principal responsável pelo envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele", adverte o dermatologista. Ele recomenda o uso diário de protetor solar com FPS 30 e a reaplicação a cada três horas.

Pexels

#5 Abuso de ácidos para o rosto

Por ser uma estação com menor incidência solar, muitos acabam iniciando o tratamento com ácidos de uso tópico para melhorar o aspecto de manchas e poros. No entanto, é importante ressaltar que esses produtos devem ser recomendados por dermatologista e não podem ser usados em excesso. "O médico dermatologista deve avaliar a pele para indicar qual o produto mais adequado, além da periodicidade e da quantidade de uso", explica o especialista.

Pexels

Ao evitar esses cinco hábitos prejudiciais, você terá mais chances de manter uma pele saudável e protegida durante o inverno

O dermatologista reforça a importância dos cuidados com a pele em todas as estações do ano: "A prevenção e os cuidados diários são fundamentais para garantir uma pele viçosa e de aparência saudável. Consulte um dermatologista regularmente e siga as recomendações adequadas para a sua pele", finaliza.

Anna Shvets/Pexels

Quer mais?

Acesse a página do iG Delas e fique por dentro de todas as tendências de moda, beleza e decoração, além de conteúdos sobre sexo, comportamento e maternidade! Clique no link para saber mais:

Veja mais Top Stories