Quando falamos sobre “hits” de beleza, impossível não se atentar. Afinal, quem não se sente em um parque de diversões ao entrar em uma farmácia? Entre as novidades apontadas para este ano, o autocuidado além da estética e formulações compostas por itens naturais estarão no centro do mercado de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria (HPPC), segundo dados apresentados pelo in-cosmetics Latin Americ.
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Uma das novidades é a Chebula, uma frutinha oriental que está na lista das 10 tendências de beleza para 2023, de acordo com o relatório de tendências da Beauty Pie.
Usada para fins medicinais há séculos, ela acaba de ganhar versões tópicas. Segundo Lilian Delorenze, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, este é um antioxidante muito poderoso, mais até que as Vitaminas C e E, com propriedades anti-inflamatória e antienvelhecimento.
“Existem estudos que mostram como a Chebula exerce a proteção da pele quando exposta à luz do dia. Importante também dizer que, ao contrário da maioria dos antioxidantes, que perdem efeito com o tempo, ela tem mais durabilidade”, comenta a médica.
Recentemente, a marca americana True Botanicals jogou luz sobre a Chebula ao lançar uma linha de três produtos dessa fruta, dando destaque para o sérum.
“A novidade é que o uso tópico do ingrediente pode ajudar a pele a se defender dos radicais livres. Vale lembrar que ele também hidrata a pele de forma semelhante ao ácido hialurônico, reduzindo as inflamações, dando mais viço e aumentando a cicatrização”, pontua a Dra Lilian.
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Para uma rotina de cuidados diários, a dermatologista sugere aplicar o sérum pela manhã, após limpar e tonificar a pele. Por fim, lance mão do filtro solar.