No outono, com temperaturas mais amenas, ou mesmo bem frias em algumas cidades do País, é preciso alguns cuidados para evitar ressecamento da pele. Cuidados podem ser tomados na rotina em casa.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
“A partir da avaliação de um dermatologista podem ser indicados para face produtos que melhorem a hidratação já que a pele tende a ficar ressecada e sensível quando estamos expostos a temperaturas mais baixas ”, destaca Dr. André Braz, autor do livro Atlas de Anatomia e Preenchimento Global da Face.
A hidratação da pele é fundamental nessa época do ano até o inverno. “ O frio leva a uma diminuição da transpiração corporal e, principalmente quando associado a uma baixa umidade, pode levar ao ressecamento excessivo da pele, aumento da sensibilidade e diminuição da sua capacidade de regeneração e da efetividade da sua função de barreira, inclusive tornando a pele mais vulneráveis a ação de agentes externos, como a poluição. A hidratação vigorosa, tópica e oral, é sem dúvidas a melhor maneira de diminuir os danos causado pelo frio”, explica Dr Franklin Veríssimo que atua com medicina estética em Fortaleza (CE).
A dermatologista Dra. Fabiana Seidl reforça a importância da hidratação e dá dicas para obter melhores resultados nessa época do ano. “Para pele a melhor dica do que fazer no pós banho é a hidratação. Nesse momento, a pele úmida absorve mais o hidratante e assim podemos ver melhor os benefícios. Você pode optar pelo uso de óleo ou hidratante corporal. Já durante o banho realize uma vez na semana uma esfoliação corporal. Uma receita caseira é misturar 1/2 xícara de óleo de coco e 1 xícara de açúcar cristal. Misture e aplique no corpo em movimentos circulares. Depois é só enxaguar”, explica Dra. Fabiana Seidl que é Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
Os cabelos também não devem ser esquecidos e exigem cuidados especiais. “Recomendo alguns cuidados em casa para os cabelos. Esfoliação do couro cabeludo a cada 20 dias é indicado. Existem shampoos específicos para esfoliação. Ter orientação e prescrição de um dermatologista para os cuidados com a pele e cabelos é fundamental”, indica Dra. Fabiana Seidl.