A lipoaspiração é a cirurgia mais buscada pelas mulheres
shutterstock
A lipoaspiração é a cirurgia mais buscada pelas mulheres

Elas sofrem muito mais pressão estética do que os homens, o que faz com que as mulheres sejam campeãs na busca por cirurgias estéticas. Elas são a grande maioria nas nas clínicas de cirurgia plástica.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

“De acordo com a ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), dados recentes mostram que em 2021 de todas as cirurgias plásticas estéticas realizadas no mundo, 86,1% foram em mulheres. Quanto aos procedimentos cosmiátricos (não cirúrgicos), de todos realizados no mesmo período, 86,5% foram no público feminino”, diz a cirurgiã plástica Thamy Motoki, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A médica ressalta que as intervenções cirúrgicas mais procuradas pelas mulheres são lipoaspiração com tecnologias (laser ou bodytite) e cirurgias das mamas (prótese de silicone, mastopexia e mamoplastia redutora). Quanto aos procedimentos cosmiátricos, o mais buscado é a aplicação de toxina botulínica (Botox).

Cirurgias queridinhas das mulheres


De acordo com Thamy, aqui no Brasil as cinco operações plásticas mais realizadas em pessoas do público feminino são, em ordem de preferência: 

cirurgia plástica
Divulgação

Mulheres correspondem a 86% dos pacientes de cirurgias plásticas

- Lipoaspiração : retirada de gordura de áreas localizadas onde haja acúmulo de tecido adiposo para assim promover um melhor contorno corporal. Pode ser associada a tecnologias que auxiliem na retração da pele e estímulo de colágeno como laser, radiofrequência (Bodytite), dentre outros.

- Mamoplastia de aumento : Inclusão de implantes de silicone nas mamas, para aumentar o tamanho das mesmas e deixá-las mais proporcionais ao corpo da paciente.

- Blefaroplastia : Para quem tem excesso de pele nas pálpebras superiores e/ou inferiores, além de tratar o excesso de bolsas de gordura dessas regiões.

- Abdominoplastia : Remoção do excesso de pele do abdome. Quando necessário, nesse mesmo procedimento é possível tratar a diástase (separação) dos músculos retos abdominais, muito comum principalmente após gravidez.

- Mastopexia : Trata a flacidez das mamas, corrigindo o excesso de pele e reposicionando os tecidos no local adequado.

Tratamentos menos invasivos

Além das cirurgias plásticas, que são procedimentos mais invasivos e necessitam de cuidados especiais tanto em sua execução, quanto no pós-operatório, para uma boa recuperação, os procedimentos menos invasivos também estão sempre no roll de desejos das mulheres. 

“Aqui no Brasil temos cinco, do que chamamos de procedimentos cosmiátricos, que são muito procurados pelas mulheres. Isso devido aos bons resultados, em tempo curto e sem a necessidade de internação ou períodos longos de recuperação. Explico a seguir cada um deles, também pela ordem de preferência delas”.

- Toxina botulínica : Popularmente conhecido por seu nome comercial, Botox, esse procedimento é indicado para tratar rugas de expressão a partir da injeção da toxina botulínica na musculatura que se deseja paralisar.

- Preenchedores de ácido hialurônico : Amplamente utilizados na harmonização facial para dar volume às regiões como lábios, mandíbula e queixo, além de tratar olheiras.

- Tratamento de flacidez : Pode ser feito com diversas técnicas e tecnologias, desde o microagulhamento, até o uso de tecnologias mais avançadas como a radiofrequência.

- Tratamento de celulite : Também possui diversas opções como carboxiterapia e lasers dos mais variados tipos.

- Hidroxiapatita de cálcio : Utilizada na harmonização facial e corporal para auxiliar na melhora da qualidade da pele e estímulo de produção de colágeno.

Sensibilidade e cuidados muito além da estética

Para que uma cirurgia ou procedimento estético renda bons resultados e deixe a paciente completamente satisfeita, é preciso sempre levar em conta alguns pontos importantes. Muito além da função médica, Thamy faz questão de ressaltar a importância de orientar e aconselhar bem suas pacientes.

“Todas elas, quando chegam à clínica, têm o desejo de mudança, querem se sentir mais bonitas e bem consigo mesmas. Mas sempre procuro conversar e entender a motivação de cada uma”, explica a cirurgiã, que nesse momento está ali também como uma conselheira e visando o melhor para a mulher.

“Meu conselho sempre, em um primeiro contato, é que a paciente pense bem antes do procedimento e analise se ela está fazendo essa cirurgia por ela, ou pelos outros. Se for por ela, vamos seguir. Se for pelos outros, vale repensar os conceitos. Outra coisa que alerto é pesar bem as expectativas e a realidade. Muitas vezes a paciente pode colocar na cirurgia a solução para todos os seus problemas e, absolutamente, não é assim que deve ser”, diz a médica. 

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

E depois da decisão e da cirurgia feita com consciência e segurança, é hora de curtir os resultados. Dra. Thamy diz que é impressionante notar a reação das mulheres após os procedimentos. “A autoestima delas aumenta bastante. Ficam bem mais confiantes e seguras de si. É muito bonito de se ver!”, diz a médica orgulhosa de seu trabalho e da linda transformação que promove na vida das mulheres. 

Dica de ouro da doutora cirurgiã

Além da conversa que a médica costuma ter com suas pacientes e a orientação para uma escolha segura antes de fazer qualquer cirurgia plástica, ou até mesmo um procedimento menos invasivo, Thamy Motoki faz questão de alertar para os cuidados que toda a mulher deve ter na hora de procurar informações. 

É muito importante não se deixar levar por propagandas enganosas ou fórmulas milagrosas de se resolver uma questão estética. “Pesquise muito sobre o que deseja fazer, e em fontes confiáveis. E sobre o profissional com quem deseja realizar sua cirurgia. Não se deixe levar por propagandas fantasiosas. Procure um cirurgião plástico qualificado e na consulta tire todas as suas dúvidas, até aquelas que possa considerar bobas. Só opere quando se sentir completamente segura de sua escolha! E o mais importante é que volto a ressaltar para todas as mulheres, sempre: faça algo para agradar você, e não outras pessoas!”. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!