Acupuntura estética segue a técnica milenar das agulhas
Sérgio Castro/ Rojas Comunicação
Acupuntura estética segue a técnica milenar das agulhas

A acupuntura é uma técnica que aplica agulha, calor, pressão e outros estímulos em locais específicos da pele que se chamam acupuntos. faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, é reconhecida pelo National Health Institute dos EUA e é especialidade médica no Brasil.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

A acupuntura estética utiliza essas técnicas para prevenir e melhorar aspectos relacionados à beleza e já conquistou personalidades como Madonna e Alicia Keys.

"As agulhas são inseridas na pele e em muitos pontos chegam até os músculos e à fáscia, membrana que envolve os músculos. A puntura aumenta a circulação sanguínea no local,  o que elimina toxinas e aumenta a oxigenação dos tecidos, e estimula a produção de colágeno", explica a Dra. Sley Tanigawa, formada em Lifstyle Medicine pela Harvard e membro do CMAeSP (Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo).

O efeito da puntura se intensifica quando associamos à eletroacupuntura. Conectamos um aparelho nas agulhas para dar estímulo elétrico - sem choques!- para estimular a contração do músculo. Isso gera aumento da força muscular, redução de flacidez e melhora importante do aspecto da pele.

Como é realizado o tratamento e quais os efeitos

Em primeiro lugar, é realizada uma consulta médica, na qual são avaliadas as principais queixas - estéticas e da saúde em geral. Assim, descobrimos eventuais problemas de saúde que interferem na beleza, como o hipotireoidismo, que pode ressecar a pele, enfraquecer as unhas, levar à queda de cabelos e engordar. Sem tratar o hipotireoidismo, não há milagre nem acupuntura isolada que resolva o problema.

Também é realizado um levantamento de todo o histórico da saúde, das emoções e do desenvolvimento do indivíduo desde a gestação até o momento presente. Todos esses aspectos são muito importantes para a acupuntura, pois revelam o perfil da paciente dentro da Medicina Tradicional Chinesa, suas fragilidades energéticas que levam às doenças e às alterações inestéticas.

Feito o diagnóstico pela medicina ocidental e oriental, planejamos quais os pontos e técnicas que devem ser utilizados. Aqui não há "receita de bolo", o tratamento é extremamente individualizado e o que pode ser bom para um pode ser péssimo para o outro. As agulhas são inseridas no local a ser tratado e em diversas regiões do corpo que levem ao equilíbrio energético. Há uma enorme liberação de neuro-hormônios, que dão sensação de relaxamento e bem- estar.

Os efeitos variam entre as pacientes, devido ao grau de acometimento do problema e de suas características pessoais, mas geralmente já na segunda aplicação os efeitos já são notados. Os tratamentos variam de dez a vinte aplicações, que variam entre uma a três por semana, seguidas de um período de manutenção quinzenal ou mensal.

Tratamentos locais

Gua-sha para a face : massagem com uma espátula de jade ou de osso com cremes dermatológicos na direção correta da circulação da energia na face. Promove drenagem linfática, estimula a produção de colágeno, aumenta a circulação sanguínea, elimina toxinas, aumenta a absorção do princípio ativo dos cremes/óleos. Tem um efeito lindo antes da maquiagem!

Ventosa : pode ser utilizada na face e no corpo. Utilizada no tratamento da celulite, de olheiras e da gordura localizada, uma vez que promove o aumento da circulação de energia e de sangue, além da ação mecânica de sucção. É o mesmo princípio utilizado para tratar dor. Você se lembra das marcas no ombro do Phelps nas olimpíadas?  Mas aqui é aplicada de forma que não deixa marcas roxas

Eletroacupuntura para a gordura localizada : a corrente elétrica (sem choque!) aplicada através das agulhas no tecido adiposo diminui o tamanho das células de gordura, eliminando os restos gordurosos pelas fezes e urina.

Eletroacupuntura para flacidez : as agulhas são inseridas na pele, no ponto de acupuntura, até atingir o músculo e ligadas no aparelho, promovendo contrações musculares que enrijecem e modelam o músculo. Também  aumenta a firmeza da pele, pois estimula a produção de colágeno e aumenta a circulação sanguínea, aumentando a oxigenação e eliminando toxinas. Pode ser utilizada na face e no corpo. Logo na primeira aplicação já tem resultados visíveis, deixando a pele mais bonita, diminuindo olheiras e áreas de vermelhidão.

Pessoas com medo de agulha têm alguma alternativa?

●          Gua-sha

●          Ventosa


●          Laserpuntura, que é a aplicação de laser para estimular pontos de acupuntura, que não dói nem machuca, mas é um pouco menos eficaz que a puntura


●          Auriculoacupuntura, que é a aplicação de cristais de quartzo em determinados pontos da orelha para auxiliar no equilíbrio energético

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!