Saiba quais são os cuidados com a pele negra
Pixabay
Saiba quais são os cuidados com a pele negra

As peles com fototipos mais altos, como a dos afrodescendentes apresentam características próprias. "Este tipo de pele requer atenção especial, pois é uma pele que mancha com muita facilidade", alerta Fernanda Nichelle, médica, que atua exclusivamente na área estética e está à frente da Clínica Fernanda Nichelle, além de ter atualizações na Universidade de Harvard e Universidade de Michigan. "O uso de filtro solar é mandatório, para qualquer tipo de fototipo, inclusive para a pele negra. Laser e tecnologias podem ser aplicadas, mas com protocolos específicos para este tipo de pele", explica.

Com relação aos cabelos, os afrodescendentes apresentam cabelos encaracolados e geralmente finos. Este tipo de cabelo requer hidratação acentuada e não recomenda-se que submetam os fios aos tratamentos térmicos com chapinha, bem como evitem os produtos de alisamento permanente, sob risco de danos irreversíveis as hastes.


Lavagem do rosto

Sabonetes específicos para este tipo de pele também devem ser usados e se a pele estiver muito oleosa, até os tônicos faciais devem ser aplicados. Se acne surgir, além dos cuidados com cremes e medicamentos, costuma-se orientar o paciente a diminuir a ingestão de açúcar e gorduras, para a resolução mais rápida do quadro.

Proteção solar

Alguns estudos apontam que a pele negra tem um fator “natural” de proteção solar em torno de 13, mas isso não quer dizer que não seja necessária a aplicação do Filtro Solar. Tanto a aplicação, quanto a reaplicação deste filtro a cada 2 horas se faz necessária. Inclusive em dias nublados. Uma das grandes preocupações é com o aumento do câncer de pele em peles negras.

Foliculite

Em relação à foliculite, o ideal é que a área atingida seja esfoliada 1 vez na semana, para auxiliar no tratamento. Alguns produtos a base de ácidos específicos, também costumam ser prescritos para pacientes que sofrem desta patologia. A orientação é que se inicie o tratamento logo que os sintomas aparecerem, pois qualquer processo inflamatório, ou que cause alguma irritação na pele, pode gerar manchas.

Laser

A pele negra, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pode, sim ser, submetida a tratamentos com laser. No entanto, o médico deverá ter experiência com tratamentos destinados a este fototipo, visto que as máquinas e protocolos devem ser específicos para a pele negra.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!