A temporada de primavera começa na próxima quinta-feira (22). Com a mudança do clima, é necessário ter atenção aos cuidados com a pele e os cabelos. Isso porque, para evitar efeitos adversos, como ressecamentos e aumento de oleosidade, é fundamental adaptar os produtos usados nas rotinas de skincare e haircare.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
A dermatologista e tricologista Renata Vasconcellos diz que, por anteceder o verão, a estação das flores tende a apresentar temperaturas mais altas e clima mais úmido. Essa mudança de tempo tem impacto direto na saúde e no aspecto da pele e nos fios.
No caso dos cabelos, o maior vilão do momento é o aumento da radiação UV, que torna os fios mais secos e quebradiços. Com o tempo mais quente, muita gente vai recorrer às praias e piscinas para se refrescar. Tanto o cloro como a alta concentração de sal na água do mar são fatores externos que merecem atenção.
“A pele também necessita de cuidados nessa fase de transição e adequação da rotina de skincare para as temperaturas mais elevadas, já que acabam deixando-a mais oleosa e com tendência à acne”, ressalta Renata.
Cuidados com a pele e os cabelos na primavera
A primavera é uma das temporadas em que as pessoas mais transpiram. Por isso, quando o assunto é cabelo, é preciso intensificar a higienização. “É importante lavar os fios com mais frequência para não acumular um excesso de oleosidade, que pode causar uma dermatite seborreica [caspa], e até queda capilar”, orienta a médica.
Acompanhe também o perfil geral do Portal iG no Telegram
!
Renata acrescenta que o melhor nesse momento é evitar o uso de fontes de calor, como secador, chapinha e babyliss. Opte por deixar os cabelos secarem naturalmente; mas, se não for possível, invista em um bom protetor térmico para selar a cutícula e conferir brilho.
“Reforce a hidratação capilar no salão e em casa. Quando sair da piscina ou do mar, sempre lave o cabelo com água limpa e corrente. Finalize com reparador de pontas”, indica Renata.
Todos os tipos de fios precisam de cuidados mais direcionados em todos os períodos, seja devido à textura, uso de química ou cor dos fios. “Por isso, preste atenção aos produtos que escolher passar nos cabelos. Cada tipo de fio, do liso ao crespo e do loiro ao ruivo, necessita de cuidados específicos em todas as estações”.
A dermatologista também alerta para a necessidade de intensificar a higienização da pele. Lave duas vezes ao dia, uma de manhã e uma à noite – uma quantidade maior de lavagens pode causar efeito rebote e intensificar a oleosidade. “Esfolie a pele do rosto uma vez por semana e faça hidratação diária com produtos mais leves”, diz. A hidratação é fundamental devido ao sol mais intenso e aos dias mais longos.
Peles acneicas são as mais prejudicadas na temporada, já que o aumento de transpiração causa um crescimento de sebo, o que obstrui os poros. “Nesse caso, vale investir em uma limpeza mais profunda aliada à esfoliação uma vez por semana e máscara facial de argila”, aponta.
Não esqueça do protetor solar. “Geralmente os fototipos mais baixos são os que precisam ter proteção maior, ou seja, a recomendação é usar um protetor solar com um fator alto”.
Quais produtos usar e o que evitar
No caso dos produtos para pele, é hora de trocar os hidratantes de texturas mais grossas e pesadas pelos séruns e loções. O uso do protetor solar precisa ser redobrado. Para os cabelos, o indicado é aderir aos shampoos anti oleosidade.
Além dos produtos em si, a médica reforça que os hábitos alimentares também são primordiais para manter a saúde e a beleza dos cabelos e da pele. “ Beba bastante líquido, principalmente água , e aumente o consumo de alimentos ricos em vitaminas, como frutas e legumes”, indica.
Renata afirma que o período não apresenta grandes restrições. No entanto, é preciso ter cautela com alguns ativos: “Quem tem o costume de se expor ao sol nesta época não pode usar diversos tipos de ácidos”, diz. A exposição ao sol combinada com ácidos pode causar manchas e até queimaduras.
“Também é preciso ter atenção com laser e peelings. Faça esses procedimentos em um momento em que seja possível se proteger do sol”, acrescenta a médica.