Calendário do Advento da Chanel é alvo de críticas depois de vídeo de influencer

No TikTok, Elise Harmon mostrou diversos produtos de valores de baixo custo no produto que custa $ 825 dólares. Chanel bloqueou Elise das suas contas.

Foto: Reprodução/Instagram
Calendário do Advento da Chanel ganha críticas controversas depois de vídeo de influencer

O surgimento do Calendário do Advento da  Chanel, marca de luxo francesa, é inovador ao mesmo tempo em que celebra os 100 anos do lançamento da fragrância mais icônica, o Chanel nº 5. Inspirados nos tradicionais - que fazem a contagem decrescente do calendário para o  Natal, geralmente feitas de chocolates -, a da Chanel é apenas sobre e com produtos de beleza. Porém, Elise Harmon, influencer no  TikTok, resolveu comprar e fazer o unboxing (abrir o pacote e mostrar todos os detalhes para os seguidores). O resultado foram críticas pelo alto valor cobrado (o produto custa $ 825 dólares) em diversos produtos de baixo-custo.

“Eu estou louca? Com certeza, mas nunca vi um calendário do advento da Chanel, então vamos ver se vale a pena o hype ", diz Harmon. Primeiro ela elogia a embalagem, uma grande caixa no formato de um frasco de Chanel nº 5, contendo caixas pretas e brancas, encaixadas como peças de um quebra-cabeça. Ela então observa que a numeração começa em 5, em vez do dia 1, que é o padrão.

O intuito dela é abrir uma das caixas maiores e ela escolhe a número 9, pois parece promissora. "Ok, isso tem que ser uma piada. Isso é uma piada. Adesivos?" disse ela rindo para não chorar. Os seguidores de Elise começaram a pressionar Harmon para desembalar o resto.

Enquanto em algumas caixas vinham com produtos de beleza de tamanho real, como esmalte Le Vernis e o batom Rouge Allure - sendo bem recebidas pelos curiosos seguidores de Elise -, outras foram horríveis. Uma delas foi a caixa número 8 contendo um saquinho de guardar joias sem nada dentro. “Eu não posso acreditar nisso. É apenas este saquinho. É apenas uma dust bag ”, disse Harmon. “É uma dust bag para os seus adesivos, óbvio", comentou um TikToker.

Foto: Divulgação
Calendário do Advento da Chanel

Também estava no calendário do advento algumas tatuagens temporárias, uma pulseira de barbante com um selo de plástico da marca CC e um flip book. A medida que Harmon ia postando mais vídeos, ela contou que foi bloqueada pela marca Chanel. Desde então, os usuários das redes sociais começaram a inundar a conta da marca no Instagram com comentários. 

O vídeo inicial tem mais de 14 milhões de visualizações e o total de vídeos sobre o calendário do advento da marca somam mais de 40 milhões de visualizações - e os números seguem subindo, inclusive na China, depois que a análise de um blogueiro sobre os vídeos de Harmon e as repercurssões teve um alcance de 7 milhões. 

Os internautas acusam a Chanel de fraude e a hashtag #Chanel blindbox  atingiu mais de 46 milhões de visualizações.