Conforme a cultura do skincare ganhou forma, a variedade de produtos disponíveis no mercado aumentou, gerando dúvidas sobre qual usar ou deixar de usar para conseguir bons resultados. Porém, além dos produtos vendidos prontos, também há a possibilidade de elaborar uma rotina de cuidados com o rosto utilizando produtos naturais que, além de benéficos, são mais econômicos.
De acordo com Brunna Santana, Cosmetóloga Natural da Añu Saboaria ( @anu.saboaria ), formada em Aromaterapia por Aromaflora e Fitoterapia pela Escola Humaniversidade, as principais vantagens de utilizar produtos de origem natural no rosto são:
- Eles são ricos em ingredientes vegetais
- Matérias primas responsáveis e biodegradáveis
- Não utilizam substâncias químicas que possuem ação disruptora endócrina
“Produtos naturais são compostos, em sua maioria, por ingredientes de origem vegetal, que tem grande compatibilidade com a pele, deixando-a livre para respirar e fazer as trocas gasosas, pois os cosméticos naturais não contém insumos que causam a obstrução dos poros”, explica. Quanto à vantagem financeira da utilização desses produtos, ela ressalta que eles valem a pena tanto a curto quanto a longo prazo.
“O consumo de cosméticos naturais beneficia a pele, a saúde e o meio ambiente. E vale lembrar que muitos ingredientes naturais têm múltipla função, como é o caso das argilas e óleos vegetais, que praticamente são cosméticos completos por si só”. Acompanhe a seguir as recomendações da Brunna para uma rotina de skincare eficiente e 100% natural.
Antes de tudo, saiba qual o seu tipo de pele
De acordo com Brunna, saber qual o seu tipo de pele é essencial para selecionar os melhores ingredientes:
- Peles oleosas: argila verde, óleo de andiroba, calêndula
- Peles normais: argila rosa, óleo de semente de uva, camomila
- Peles secas: argila branca, óleo de castanha do Brasil, aveia
- Peles maduras: argila vermelha, óleo de jojoba, rosas
Além disso, ela também destaca a importância de um passo a passo para o cuidado com a pele.
Pela manhã: foco na higienização e na proteção dos raios UV
Você viu?
Cuidados diurnos:
- Higienização com sabonete específico para o seu tipo de pele
- Hidratação a base de gel ou creme para evitar efeito oleoso ou pegajoso
- Proteção solar (busque por marcas veganas e mais naturais possíveis)
“À noite a pele fica mais receptiva e terá menor contato com a poluição”, explica Brunna. “Então podemos investir em cuidados voltados para regeneração celular, esfoliação e oleação, por exemplo”.
Cuidados noturnos:
- Higienização com sabonete para o seu tipo de pele (dê preferência aos de argilas)
- Tonificação com água de arroz, rosas ou calêndula
- Oleação para repor vitaminas da pele e prevenir a perda de água (opte por óleos vegetais indicados para o seu tipo de pele)
Dica extra: de 1 a 3 vezes por semana, aposte na esfoliação ou na máscara de argila para regenerar a pele ou fazer tratamento de alguma questão específica, como: acne, dermatite e mancha.
Sobre a eficiência de receitas caseiras (pó de café com açúcar e mel, por exemplo), Brunna acredita que se funciona para a pessoa, é válido. Contudo, ela alerta que nem tudo que é bom para alguém, é bom para os outros. “Faça o teste de alergia dos cosméticos que for utilizar (naturais ou industriais) e das receitas caseiras!”, pontua. O pepino e a camomila, por exemplo, são muito utilizados pelas pessoas em casa.
Brunna explica que o pepino ajuda no clareamento das olheiras e seu sumo, quando usado na pele, promove uma hidratação profunda, brilho e vitalidade. Quanto a camomila, a cosmetóloga natural dá duas dicas de ouro:
- Lavagem do rosto com a infusão das flores
- Máscara de argila branca com infusão de camomila para clarear manchas, suavizar e acalmar peles inflamadas e irritadas.
Para completar, ela relembra que o azeite de oliva, também muito utilizado, é um ingrediente curinga. “Para quem está começando agora na cosmética natural, pode investir, pois é de fácil acesso, baixo custo e suas propriedades são fantásticas. Por ser rico em ácido oleico promove hidratação, previne a perda de água, diminui radicais livres e evita o envelhecimento da pele”, explica. Por fim, ela recomenda que seja utilizado o azeite extra virgem com acidez máxima de 0,5%, informação que pode ser encontrada no rótulo do produto.