Skincare: qual a quantidade certa de produto para a pele do rosto e do corpo

Em pouca quantidade o produto pode não ter o efeito esperado; em excesso pode causar desde irritações e problemas como acne; aprenda a dosagem certa para cada produto

Veja qual é a quantidade correta de produtos para a pele para aplicar diariamente
Foto: Pexels/Linda Prebreza
Veja qual é a quantidade correta de produtos para a pele para aplicar diariamente











Ter um cronograma de cuidados com a pele, também conhecido como skincare, é fundamental para uma pele continue saudável e bonita. No entanto, é preciso ter algumas informações para que esses cuidados sejam efetivos, como saber  para que serve cada ingrediente da composição dos produtos e qual a quantidade correta para aplicá-los.

Você viu?

De acordo com a dermatologista Adriana Vilarinho, membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD), existe uma dosagem certa de aplicação dos produtos para a pele. “Em excesso, eles podem causar irritação, alergia e até oclusão dos poros, o que leva à acne”, afirma.


O contrário também acontece: uma dosagem menor do que a necessária pode não surtir efeito ou levar mais tempo para que o tratamento seja concluído, visto que neste caso a pele recebe quantidades ineficientes dos ativos dos produtos. Veja a seguir qual é a quantidade certa para aplicar produtos para a pele.

Hidratantes faciais

O uso de hidratantes faciais ajudam na redução de perda de água e manter a pele hidratada. Para conseguir esse efeito, Vilarinho explica que a dose correta corresponde a uma moeda de 50 centavos, que deve ser espalhada por todo o rosto. A aplicação pode ser feita duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

Cremes de tratamento

Os cremes de tratamento de linhas finas, manchas, acne e etc precisam ser aplicados em quantidade ainda menor. Uma moeda de 10 centavos é suficiente. Esse tipo de creme deve ser aplicado uma vez ao dia, preferencialmente no período noturno.

Cremes para a região dos olhos

Se a sua rotina skincare também inclui os olhos, o correto é aplicar um grão de arroz por pálpebra. Use duas vezes ao dia: uma de manhã e outra à noite. Isso vai garantir que os olhos fiquem hidratados e que a redução de linhas de expressão seja eficiente.

Sérum e produtos em gel

Séruns e géis são capazes de auxiliar na tonificação da pele. Devido às suas texturas, que penetram profundamente no tecido cutâneo, use apenas um grão de ervilha. Aplique duas vezes ao dia, uma de manhã e uma à noite.

Protetor solar

O protetor solar é um dos produtos mais importantes da rotina skincare para proteger o rosto . Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o ideal seria aplicar pela manhã e repetir a operação a cada duas horas. “Caso não seja possível, deve-se reaplicar pelo menos uma vez durante o dia, sempre por baixo da maquiagem”, explica Corcini. Uma colher de chá por região no corpo é o suficiente.

Solução adstringente e água micelar

A quantidade certa tanto da solução adstringente quanto da água micelar é deixar o algodão úmido, sem encharcar. Use duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite. A água micelar higieniza e refresca a pele, além de servir como demaquilante. Já a solução adstringente finaliza a higienização e prepara para a hidratação.

Hidratante corporal

O hidratante corporal possui a mesma função do hidratante facial: evitar a perda de água em excesso. Para isso, o produto pode ser aplicado com a quantidade de uma colher de sopa para cada perna, cada braço e para o tronco.

Por que as quantidades parecem tão pequenas?

Não precisa desconfiar. A dermatologista afirma que essas proporções são suficientes para que o produto faça a ação desejada. Além disso, produtos usados em proporções incorretas podem trazer desconfortos e irritações. “Não é utilizando mais que o necessário que irá dar mais resultado, é aplicando corretamente e dentro de uma rotina que os resultados aparecem”, explica.