Conheça os produtos caseiros liberados e proibidos para cuidar dos cabelos

Cuidar dos cabelos parece ser uma missão fácil, mas nossa especialista conta o que pode ir da cozinha para o banheiro e o que está proibido

Foto: wayhomestudio
Aproveite os itens da cozinha para cuidar do cabelo!


Quando se trata de cuidar das madeixas, todas as opções são válidas, correto? Errado! Tomar cuidado é supernecessário e não confiar em toda receita da internet é bem importante para manter a saúde dos fios. Confira o que você pode reciclar da geladeira e da farmácia para tratar os cabelos. 

Receitinhas de hidratação com abacate, amido de milho (Maizena) e café são as mais conhecidas. O hair stylist Luigi Moretto listou os produtos e alimentos que você pode se jogar sem medo e os que não devem fazer parte do haircare! 


A LISTA DE AUTORIZADOS!


O hair stylist afirma que o abacate, amido de milho, café, linhaça, mel, óleo de coco e ovo podem sim ser usados para ajudar nos cuidados dos cabelos.  

O abacate tem muita gordura boa e é ideal para quem está com os fios ressecados. Para as cacheadas e crespas, ele é ótimo para nutrir profundamente e dar mais definição aos cachos. Por isso, vale incluir o abacate no cronograma capilar ou, se você não é adepta da rotina de tratamentos, fazer uma mistura com a sua máscara concentrada favorita.

Com o amido de milho, você pode fazer um mingau que serve como base para várias receitas caseiras. O mingau pode ser feito com leite e com água, e juntá-lo em uma máscara hidratante é sucesso!


Quem está no projeto Rapunzel precisa experimentar as misturinhas caseiras com café. O ingrediente estimula a circulação sanguínea da raiz, facilitando a entrada de nutrientes e ainda dando uma força extra ao crescimento das madeixas. Vale colocar no shampoo ou ainda fazer a hidratação com o alimento. Fica a dica: a versão solúvel é mais fácil de tirar.

O mel é o salva-vidas dos cabelos oleosos e controla bem a oleosidade dos fios, além de hidratar da raiz às pontas. Ele também deixa os cabelos brilhosos e cheios de movimento. Misture com um pouco de óleo vegetal para facilitar a aplicação.

Ovo no cabelo? Sim! Ele é rico em lipídios, proteínas e colágeno, que ajudam a reconstruir os cabelos mais danificados. Para evitar o cheiro no cabelo, peneire bem a gema antes de aplicá-lo! 

O óleo de coco é famoso tanto no skincare, quanto no cuidado do cabelo. Queridinho da umectação, ele pode ser usado de diferentes maneiras: sozinho, junto com cremes, em receitas caseiras, frio ou morno, para potencializar o tratamento. E não tem contraindicação, ele serve para todos os tipos de cabelos.

Se você leu linhaça e já pensou em dieta, saiba que o grão é bem mais versátil do que isso. Se deixar um punhado de molho na água, a mistura se transforma em um gel que é babado na hora de finalizar os fios. Para quem gosta do day after, o gel de linhaça é mara, porque segura os cachos por muito mais tempo.

OS CANCELADOS PARA OS CABELOS


Não exagere na hora de escolher os ingredientes de casa. A aspirina, canela, cerveja, leite, limão, maionese e refrigerante não devem ser usados nos cabelos. 

O limão pode causar queimaduras caso não seja muito bem enxaguado. A maionese deixa resíduos nos fios e torna o cabelo mais opaco. O corante dos refrigerantes pode causar danos ao cabelo. A temperatura do leite pode deixar as escamas abertas, com mais risco de danificação. A cerveja não é nada necessária e nem chega perto de uma hidratação comum. A canela é usada para clarear os fios, mas demora muito para ter qualquer resultado e a aspirina possui ácido em sua fórmula. Melhor não arriscar, né?