Um dos procedimentos estéticos mais falados do momento é a harmonização facial . Diversas celebridades já fizeram, como Gretchen, Joelma e Cléo Pires. Contudo, nem todo mundo gosta do resultado e pode acabar querendo voltar ao que era antes. A boa notícia é possível reverter o processo. Saiba como.


o cantor lucas lucco antes e depois da harmonização facial
Reprodução/Instagram
O cantor Lucas Lucco se arrependeu da harmonização facial e decidiu reverter o procedimento


O cirurgião plástico Regis Ramos explica que a harmonização facial é realizada para dar volume e minimizar possíveis assimetrias do rosto. O procedimento é considerado pouco invasivo, sendo realizado em consultórios, clínicas e hospitais.

“Utiliza-se mais comumente o ácido hialurônico, porém pode ser feito com a gordura do paciente, e pouco realizado com PMMA, devido a grande dificuldade de remoção e alto risco de rejeição, por se tratar de um produto não absorvível pelo organismo. A durabilidade dos preenchedores com ácido hialurônico é em torno de 1 ano”, explica.

Porém, não é todo mundo que gosta do resultado final, como foi o caso de Lucas Lucco . O cantor recentemente contou em seus stories no Instagram que estava fazendo um tratamento para a remoção de sua harmonização facial. Em entrevista exclusiva ao Delas , o cirurgião plástico Regis Ramos e a médica Karla Lessa explicam como funciona o processo de remoção do procedimento.

Como reverter a harmonização facial?

Lessa explica que pode ocorrer um exagero de produto, resultando num formato muito artificial. Também pode ocorrer formação de nódulos, granulomas, superficialização do produto. É possível ainda a ocorrência de distúrbios psicológicos devido a uma harmonização facial mal executada.

Contudo, o problema tem solução. “É possível realizar a retirada de preenchimento com ácido hialurônico utilizando uma enzima específica (hialozima)”, explica Ramos. 

Enquanto a harmonização facial, dependendo do caso, pode ser feita em 1 a 3 sessões, a retirada do ácido hialurônico pode levar até 5 sessões. Tudo depende da área e volume a ser removido.

Quais são os efeitos colaterais da retirada?

Ramos explica que durante a retirada do produto pode haver inchaço prolongado e até  necrose de tecido -- quando há obstrução causada por grande quantidade de preenchimento em área de risco ou quando há aplicação do preenchedor dentro de um vaso.

Por isso, antes de fazer o procedimento procure um profissional capacitado, já que a harmonização facial é cara e o processo de retirada também é, podendo custar até R$ 30 mil, dependendo do volume de preenchimento e das áreas a serem harmonizadas.

    Veja Também

      Mostrar mais