A chegada da primavera, com suas temperaturas mais elevadas e umidade do ar mais baixa, pode ressecar a sua pele. Para evitar este problema é fundamental aproveitar este momento de transição entre as estações para dar aquela atenção especial para a hidratação do corpo e do rosto . Além disso, é essencial tomar cuidado com o sol (que fica mais forte) e reforçar a proteção solar. 


Hidratar e proteger a pele com essa virada de temperatura é essencial para que ela não resseque e até rache
Freepik/reprodução
Hidratar e proteger a pele com essa virada de temperatura é essencial para que ela não resseque e até rache


A dermatologista Simone Stringhini, líder da clínica Stringhini e Membro da Academia Americana de Dermatologia, afirma que quando a pele fica seca e áspera, ela tem a sua camada de proteção natural prejudicada. Com isso ela pode até descamar, deixando assim, o organismo mais vulnerável à entrada de fungos e bactérias. 

Outros fatores além da temperatura podem influenciar no ressecamento da pele, como banhos muito quentes, uso de sabonetes abrasivos ou com PH alcalino e esfregar a pele com bucha. "Isso tira toda a proteção da pele e acaba fazendo com que ela fique ainda mais seca. Geralmente os braços, as pernas e os pés tendem a ter a pele mais ressecada", explica a médica.

A dermatologista dá cinco dicas importantes para recuperar a pele e prepará-la para a próxima estação de forma saudável.

1- Beber bastante água e passar filtro solar

É fundamental beber muita água para hidratar a pele. O filtro solar é essencial para bloquear os raios prejudiciais à saúde.

Você viu?

2- Não tomar banhos muito quentes

A água quente pode queimar a pele e ressecá-la ainda mais.

3- Usar um sabonete syndet

O nome pode ser estranho, mas este é um tipo de sabonete que tem o pH ajustado entre 5,5 e 7, o ideal para a nossa pele. Ele tambpém provoca menos irritações. Existem várias marcas de sabonetes populares no mercado que são do tipo syndet.

4- Não usar bucha para esfregar a sua pele

De acordo com Simone, usar a bucha para esfregar a pele faz com que saia a proteção da pele, deixando-a mais seca e mais suscetível a irritações.

5 - Passar um óleo pós-banho

Óleos pós-banho ou hidratantes com bastante óleo, que pode ser em formato de loção, creme ou em manteiga, fazem muito bem para a pele. Segundo a dermatologista, quanto mais grosso for o hidratante, maior será o teor de óleo que o compõe e maior será a eficácia do produto.

É indicado dar preferência a consistência de creme ou manteiga nas áreas mais secas do corpo.

 6 - Abuse das máscaras faciais caseiras como a da receita abaixo.

  • 150 g de chocolate em banho maria derretido (ou mais). Dê preferência aos meio amargos ou amargos.
  • 1 frasco de iogurte desnatado
  • 1 colher de linhaça em pó
  • 1 colher sopa de óleo de coco
  • 1 colher de chá de mel

Modo de preparo: Misturar tudo até engrossar e acrescentar água morna se preciso. Deixar agindo no rosto de 15 a 20 minutos.

Se sua pele for oleosa, passe hidratantes em sérum ou gel faça a máscara com a metade do óleo de amêndoa e substitua o amido de milho por argila branca. Pode usar uma colher a mais de mel, que é antisséptico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!