Assim como a pele, os lábios também ficam mais sensíveis quando o outuno e o tempo seco chegam. Por ter uma camada mais fina de queratina, a região labial necessita de cuidados específicos para evitar o ressecamento.

Leia também: Cuide da beleza e da saúde de seus lábios

lábios
shutterstock
A região labial é mais fina e mais suscetível a ressecamentos


Segundo a dermatologista Mariana Chambarelli, os lábios sofrem influência de diversos fatores. "Há a exposição ao sol, frio, saliva, poluição, ar-condicionado, uso de medicamentos e baixa ingesta de água", afirma.

E algo muito comum é desaconselhado pela especialista. É quase instintivo passar a língua nos lábios quando você sente que eles estão secos, não é? Pare com isso! A saliva, por ter pH ácido, pode machucar a região e influenciar no ressecamento dos lábios, segundo a dermatologista.

Leia também: 6 truques de beleza simples para evitar ficar com os lábios ressecados

Também não é porque está mais frio e estamos em casa que devemos esquecer de proteger os lábios. Mesmo no frio, a radiação solar também é um fator que pode gerar ressecamento dos lábios. "Por essa razão, é muito importante a utilização diária de protetores solares labiais diariamente para prevenir o ressecamento, fissuras e lesões precursoras do câncer de pele na boca", afirma André Braz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

lábios
shutterstock
O contato da saliva com os lábios pode influenciar no ressecamento da região



Uma boa tática é fazer uma combinação de ingredientes. Segundo Mariana, é interessante "usar produtos labiais com hidratante, antioxidante e protetor solar junto".

Outro fator que afeta a saúde labial é a alimentação. Com as temperaturas mais baixas, a tendência é se alimentar de comidas muito ácidas, condimentadas e gordurosas. Tudo isso pesa no organismo e traz malefícios para a pele. Por isso, a dermatologista indica fazer uma alimentação balanceada , evitando estes tipos de alimento.

E como cuidado básico, tanto a pele quanto os lábios necessitam de água para se manterem hidratados. Por este motivo, Mariana indica a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia. 

E a manteiga de cacau?

lábios
shutterstock
Hidratar os lábios e cuidar da alimentação são as melhores alternativas para a saúde labial


Leia também: Manteiga de cacau não é a melhor opção para hidratar os lábios

Segundo Mariana Chambarelli, a manteiga de cacau até pode ser usada, mas não é a melhor opção por ter um menor poder de hidratação dos lábios. Ela indica o uso da manteiga de karité e os dermocosméticos, pois eles contêm substâncias com melhor atuação da hidratação e regeneração dos lábios.


    Veja Também

      Mostrar mais