Por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), muitas pessoas resolveram pintar o cabelo em casa , sem auxílio de um profissional. Mas para qualquer mudança, é necessário ter cuidados básicos para não ter problemas.
Leia também: Passo a passo para pintar o cabelo em casa
Além de um cabelo manchado , uma tintura sem a atenção necessária pode trazer sérios prejuízos aos fios. "Se o cabelo já é danificado, o procedimento pode potencializar o problema, deixando-o quebradiço e fragilizado", afirma a tricologista Viviane Coutinho.
Calma, não é preciso desespero ou abandonar de vez a ideia de mudar a cor das madeixas nessa quarentena. Mas é bom se atentar para não cometer os seguintes erros:
1. Deixar de lado o teste de mecha
Nada de ter pressa e já sair passando a tinta nos cabelos. Antes de qualquer coisa é indicado fazer um teste de mecha, só assim vai saber como o cabelo vai reagir ao produto.
Ao fazer o teste, note se há aquecimento, quebra ou danos no fio. Se sim, a coloração não poderá ser aplicada. Caso nada aconteça e a cor fique adequada, o cabelo está apto a receber a tinta.
2. Ignorar o que está escrito nos rótulos
Segundo a tricologista, para não haver nenhum aumento nos danos, o indicado é respeitar o rótulo do produto usado. "Não seguir as orientações afeta no resultado. Leia o rótulo para respeitar o tempo de ação do produto e como melhor preparar a mistura", afirma Viviane.
Você viu?
Leia também: Aprenda a retocar a raiz do cabelo em casa durante a quarentena
3. Pintar sem dividir
Se você pinta de qualquer forma, sem dividir as mechas, o risco de manchar ou não cobrir pontos aumenta. O recomendado é dividir por mechas de até 2 cm e começar pela raiz. Viviane indica dividir o cabelo por quadrantes, "para facilitar e ter certeza que toda a parte foi incluída corretamente".
4. Não entender a variedade de tons
Se mudar a cor dos cabelos, o ideal é fazer a descoloração antes de colocar a tinta. Outro ponto a ter atenção é entender que apesar da cor comprada, a tintura se mistura com a cor do cabelo e pode atingir outra cor. Esta é uma dica essencial para pintar os cabelos sem erro.
5. Não cuidar da coloração após pintar
Após concluir a coloração dos fios, manter o resultado deve ter uma atenção especial. Especialistas da L'Oréal indicam evitar lavar o cabelo com água muito quente, escolher shampoos hidratantes ao invés de anti-resíduos, sempre usar o condicionador e fazer pelo menos uma hidratação capilar profunda por semana.
Leia também: Saiba como escolher a melhor cor para pintar seu cabelo
Passo a passo para pintar os cabelos:
Agora que você sabe o que não fazer ao colorir os fios, a L'Óreal ensina o passo a passo completo para pintar os cabelos em casa:
- 1° passo: coloque as luvas disponíveis na caixinha, despeje o conteúdo da bisnaga e do oxidante em um recipiente não metálico e misture.
- 2° passo: com os cabelos secos, separe os fios em mechas de mais ou menos dois centímetros de espessura em quadrantes. Aplique na raiz, no comprimento e pontas de forma uniforme. Com um pincel específico ou com os dedos.
- 3° passo: com o auxílio de um pente com dentes largos, penteie o cabelo e massageie bem para espalhar a coloração.
- 4° passo: deixe a mistura agir nas madeixas pelo tempo indicado na caixa da tintura.
- 5° passo: ao acabar o tempo, enxágue os cabelos no chuveiro, eliminando todo o produto.
- 6° passo: aproveite itens como óleos que vem na caixa da tinta e utilize no banho que irá eliminar o produto. Alguns contém hidratantes que mantém a tinta por mais tempo no cabelo.