Quebra x queda de cabelo: saiba identificar seu problema e veja tratamentos
Dermatologista ensina tática da saber se seu cabelo está caindo ou está se quebrando e dá dicas de cuidados
Por iG Delas |
Perder o volume dos cabelos é algo que aterroriza qualquer pessoa, mas você se o seu problema é queda de cabelo e a quebra dos fios? Apesar ambos darem sensação de cabelo "murcho", são situações diferentes e com causas diversas.
Leia também: 5 produtos você precisa ter em casa para conseguir cabelos lindos
“É essencial identificar se os cabelos estão caindo ou simplesmente se partindo, pois só assim é possível tratar corretamente e recuperar a saúde e a densidade dos cabelos”, afirma Kédima Nassif, dermatologista e tricologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.
Como saber de meu problema é queda ou quebra dos fios?
Para saber o que está acabando com o volume do cabelo, Kédima explica que é preciso “puxar levemente os fios entre os dedos e verificar se eles caem com uma massinha branca na ponta. Se isso ocorrer, é queda de cabelo , não quebra”
A médica conta que a quebra ocorre quando o fio não cai pela raiz e sofre um estresse que o deixa enfraquecido. As causas mais comuns são a mudança de tempo, cloro de piscina e processos químicos como tintura ou alisamento.
A queda é mais complexa. De acordo com Kédima, é comum que cada pessoa perca de 60 a 100 fios por dia. Mas, se o número passar da quantidade normal algo pode estar errado e as causas podem ser diversas.
Você viu?
“Existe a chance de ser uma predisposição genética, desequilíbrio hormonal, estresse, deficiência de ferro e até disfunções na tireoide podem mudar a estrutura do cabelo e gerar a queda de cabelo”.
Como tratar cada problema?
Quebra
Como a maior causa é o uso de procedimentos químicos inadequados ou má aplicação de químicas, a melhor forma de cuidar de fios quebradiços é diminuir o uso ou até parar com os produtos. É bom também evitar o uso de secador e chapinhas, pois deixam os fios fracos e quebradiços, mas se necessário, utilize protetores térmicos.
Após a interrupção do uso, para recuperar o volume do cabelo , hidratações semanais também são essenciais para a saúde do fio, que também evita um novo ressecamento do cabelo.
Leia também: Receitas caseiras para deixar os cabelos hidratados em 15 minutos
Além disso, a dermatologista recomenda pentear os cabelos molhados para não gerar atritos, e caso precise prendê-lo, usar elásticos de tecido, sem partes de borracha ou metal.
Queda
Por ser um problema mais complexo com sintomas que podem aparecer em até três meses, é fundamental que não haja pânico quando a queda ocorrer. O ideal é procurar um tricologista sempre que tiver uma suspeita de queda anormal dos cabelos. Cada causa tem um tratamento diferente, por isso é recomendado realizar exames, estabelecer a causa e iniciar o tratamento.
Para cada pessoa é recomendado um tratamento diferente para queda de cabelo . Pode ser por meio de suplementos, aplicação de laser ou LED ou tratamentos de microagulhamento, drug delivery digital e mesoterapia.