Cuidados básicos com o cabelo para não danificá-lo durante e após os exercícios

Suor, exposição solar, cloro e água salgada podem danificar os fios do cabelo

Quem pratica exercícios e, principalmente, quem leva uma vida ativa e tem fios longos e/ou volumosos sabe que é preciso ter cuidados básicos com o cabelo para evitar danificá-lo com suor, umidade, prendedores, sol, cloro, água salgada e assim vai.

Se você quer saber quais cuidados básicos com o cabelo deve tomar para manter a saúde dos fios , confira dez dicas da dermatologista  Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology.

10 cuidados básicos com o cabelo

Foto: Shutterstock
Os cuidados básicos com o cabelo vão desde a forma como a gente prende os fio até a necessidade de hidratação


1. Escolha sempre dormir com ele seco

Foto: Shutterstock
Cuidados básicos com o cabelo: lavar de noite ou deixar para o dia seguinte? O melhor é sempre dormir com ele seco

Para quem faz atividade física no período da noite pode bater aquele dúvida: devo lavar agora ou deixar para amanhã de manhã? De acordo com a especialista, o pior é dormir com o couro cabelo e com fios úmidos e molhados, seja por conta do suor ou água do banho mesmo.

“[Com o cabelo molhado ou úmido], o couro cabeludo pode aumentar a proliferação de fungos e de bactérias na região, e a umidade deixa o ambiente propicio ao desenvolvimento deles. Deve-se secar o suor para não deixar o couro cabeludo úmido também.”

2. Evite prender demais os cabelos

Foto: Shutterstock
Cuidados básicos com o cabelo: a curto prazo, prender muito o cabelo pode quebrar os fios e enfraquecer o cabelo

Prender o cabelo é a melhor maneira de fazer uma atividade física porque, desta forma, os fios não ficam atrapalhando a execução dos exercícios. Além disso, também é uma ótima maneira de diminuir o calor. Porém, quando isso é feito de uma forma muito frequente pode, a curto prazo, quebrar os fios e enfraquecer o cabelo.

“Já a longo prazo, a tração constante pode provocar queda capilar. Então o melhor é evitar os prendedores, principalmente os de silicone, borracha ou grampos. Mas se o calor for muito, uma alternativa é usar os ‘hashis’ de madeira ou plástico para segurar as madeixas”, diz a dermatologista.

Já no caso de quem precisa usar os prendedores para os exercícios, vale pensar no equilíbrio na hora dos cuidados básicos com o cabelo: deixe os fios soltos na maior parte do tempo e preso apenas quando realmente necessário.

3. Evite a exposição excessiva ao sol

Foto: Shutterstock
Cuidados básicos com o cabelo: muita exposição solar pode gerar desde descoloração até a redução da força dos fios

Quem gosta de se exercitar ao ar livre deve saber que o sol não prejudica apenas a pele, mas também danifica o cabelo. Ao ficar muito tempo em exposição, os fios passam por um processo oxidativo devido a ação dos raios UV, por isso são necessários alguns cuidados básicos com o cabelo.

“A luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas, além de provocar o comprometimento da queratina e a oxidação da melanina através de radicais livres, causando desde descoloração até a redução da força dos fios e perda de brilho”, explica Valéria.

“Além disso, o sol pode causar queimaduras no couro cabeludo, principalmente em quem tem os cabelos muito finos, o que leva a alteração de sua boa qualidade, já que este sofre um processo inflamatório local, estimulando a formação de radicais livres e, consequentemente, a queda capilar.”

Para proteger os fios, a indicação da especialista são os óleos, como o óleo de argan, de maracujá, de cupuaçu, de andiroba e de damasco, pois protegem como se fosse uma capa de lipídeos. Já para proteger o couro cabeludo, há filtros solares que podem ser usados, além do uso de boné ou chapéu, que devem ter abas largas e FPS presente no próprio material de confecção.

4. Cuide do cabelo após sair do mar ou piscina

Foto: Shutterstock
Cuidados básicos com o cabelo: após sair da piscina ou do mar, vale sempre um ducha para tirar as impurezas dos fios

Valéria recomenda uma ducha com aplicação de brumas em spray ou água termal sempre que a gente sair do mar ou piscina entre os cuidados básicos com o cabelo. “Isso porque todas as vezes em que o cabelo é exposto ao mar (por conta do sal e iodo), à areia ou ao cloro da piscina ocorre um dano à estrutura da cutícula.”

A especialista explica que isso pode fazer com que o cabelo mude de coloração, fique mais fino e também quebre. A mudança de coloração, inclusive, é ainda mais comum em que tem o costume de fazer uso de processos químicos.

5. Lave os cabelos na frequência certa para você

Foto: Shutterstock
Cuidados básicos com o cabelo: saiba reconhecer as necessidades de seu cabelo para saber quantas vezes lavar

Quantas vezes por semana você lava o cabelo? Tem gente que lava dia sim, dia não, enquanto outros lavam todos os dias. Mas seguindo as regrinhas dos cuidados básicos com o cabelo, qual é o mais certo? Segundo Valéria, tudo vai depender da necessidade de cada um.

“Cabelos secos, por exemplo, precisam ser menos lavados e altamente hidratados, enquanto cabelos oleosos precisam ser limpos mais frequentemente para retirar o excesso de lipídios e impurezas. Dependendo de que tipos de produtos você usa em seus cabelos, o número de lavagens também deve aumentar, pois produtos como géis, sprays e pomadas possuem substâncias que deixam uma grande quantidade de resíduos nos fios.”

Leia também: Exercícios em casa: o que fazer, como e quais os cuidados para não se lesionar

“Pessoas que praticam esportes e atividades ao ar livre ou que vivem em regiões praianas também devem lavar seus cabelos mais frequentemente para retirar o excesso de oleosidade e impurezas que podem ficar acumuladas nos fios, além de proteger, hidratar e reparar os cabelos dos danos causados pelo sol e pela água do mar.”

Mas, independentemente da quantidade de vezes que você for lavar seu cabelo, é importante não usar a água muito quente, já que a longo prazo este hábito pode deixar os fios frágeis e secos. O ideal é usar água morna e realizar um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio.

6. Evite passar shampoo na ponta dos fios

Foto: Shutterstock
Cuidados básicos com o cabelo: como as pontas são naturalmente mais secas, o ideal é passar o shampoo no couro

A forma como a gente cuida do cabelo fora da academia também é importante porque quanto mais fortes os fios estão menos vão sofrer com as impurezas. Sendo assim, vale lembrar da forma correta de se passar o shampoo.

As pontas do cabelo já têm pouca oleosidade naturalmente, e o sol e o calor as tornam ainda mais secas. Como as fórmulas dos shampoos possuem componentes detergentes que ajudam a limpar o fio e retirar o excesso de oleosidade, o contato do produto com esta parte do cabelo pode ressecá-la ao extremo, levando à quebra.

Por isso, concentre a lavagem no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelas pontas. Dessa forma, você retira as impurezas sem agredir o cabelo.

7. Evite passar o condicionador no couro cabeludo

Foto: Shutterstock
Cuidados básicos com o cabelo: ao contrário do shampoo, o condicionador deve ser passado ao longo do comprimento

Por outro lado, o couro cabeludo já tende a ser mais oleoso, e o calor estimula a produção de sebo nesta área. Sendo assim, o ideal, seguindo os cuidados básicos com o cabelo, é aplicar o condicionador somente no comprimento e nas pontas, já que o produto pode obstruir a raiz dos fios e causar uma série de danos, como queda e caspa.

8. Hidrate o cabelo a cada quinze dias

Foto: Shutterstock
Cuidados básicos com o cabelo: como os fios vão receber suor e/ou cloro, água salgada e luz solar, vale sempre hidratar

A exposição prolongada do cabelo ao sol e o contato dos fios com a água do mar e da piscina retira os nutrientes do cabelo, causando descoloração, perda de brilho, quebra e até queda. Por isso, é essencial fazer uso de uma máscara de hidratação capilar a cada quinze dias.

“A máscara é capaz de repor os nutrientes necessários ao cabelo de forma mais intensa que o condicionador, conferindo força, maciez e brilho aos fios. No verão, o ideal é alternar entre uma máscara reconstrutora e uma máscara nutritiva. Enquanto a primeira vai ajudar a deixar os fios mais firmes e fortes, a segunda vai tornar os cabelos mais brilhosos e macios”, recomenda Valéria.

9. Enxágue bem os cabelos para retirar qualquer resíduo de produto

Foto: Shutterstock
Cuidados básicos com o cabelo: para evitar problemas nos fios é importante também enxaguar bem os produtos

Mas se a gente vai colocar produtos no nosso cabelo, é importante também retirar bem qualquer resíduo. Principalmente nas estações mais quentes do ano, já que os restos além de tornarem os fios opacos e sem movimentos e causarem alergias no couro cabelo podem causar queimaduras em seus cabelos. Alguns produtos têm seu efeito potencializado com a ação do calor da chapinha, do secador e do sol, por exemplo.

Leia também: Saiba como definir o bumbum para o verão com série de exercícios para glúteos

10. Seque bem os fios antes de dormir

Foto: Shutterstock
Cuidados básicos com o cabelo: lavou ou fez exercícios à noite? Não se esqueça de secar bem os fios antes de dormir

E como a primeira dica já alertava: é essencial secar bem os fios antes de dormir. Fios molhados ficam mais frágeis e acabam quebrando em contato com o travesseiro, mas não apenas isso, como alerta a especialista.

“Dormir com cabelo molhado favorece o aparecimento da caspa e acelera a queda capilar. O ideal é secar os cabelos com calma antes de dormir, comprimindo-o suavemente com as mãos e, em seguida, retirando a umidade com uma toalha de algodão. Caso esteja com pressa, aplique um protetor térmico e só então use o secador”, completa Valéria sobre os cuidados básicos com o cabelo.