Tamanho do texto

É importante saber quais são os ingredientes ativos, higienizar a área e prestar atenção no tempo para que a pele absorva todo benefício da máscara

As máscaras ganham cada vez mais adeptos todos os dias por diversos motivos, sendo um deles a praticidade de combinar vários benefícios de uma só vez. Entretanto, se você não usa a máscara facial da forma certa, sua pele acaba deixando de absorver alguns ativos. 

Leia também: O efeito de máscaras faciais industrializadas é igual ao das naturais? Descubra

Duas meninas deitadas com máscaras faciais no rosto e segurando pepinos
shutterstock
A máscara facial é uma forma muito prática de cuidar da pele, mas é preciso saber usar direito para sentir os benefícios


“A  máscara facial potencializa o resultado dos mais diversos tratamentos faciais. Promovem super-hidratação na pele e benefícios anti-idade por aumentarem a penetração de um ingrediente que pode estar concentrado”, afirma Isabel Piatti, especialista em estética e cosmetologia e membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica (ABEC).

De acordo com a especialista, saber aplicar uma máscara faz sua pele extrair dela o máximo de benefícios que ela pode oferecer. Porém, nem todas as pessoas seguem as instruções como devem e, por isso, não aproveitam tanto quanto poderiam. Confira os principais erros: 

Erro #1: Não preparar a pele antes de usar máscara facial

mulher negra lavando o rosto
shutterstock
A limpeza de pele é o primeiro passo para que você consiga sentir os benefícios quando aplicar uma máscara facial

Todas as máscaras precisam ser aplicadas após higienização da pele , pois, caso contrário, você só estaria empurrando as impurezas de volta para a pele. “Aplique um bom sabonete, esfolie a pele, tonifique e hidrate, de preferência com um produto que seja da mesma linha para ação complementar a máscara”, explica Isabel. 

Erro #2: Não aproveitar o líquido da máscara facial

mulher aplicando máscara facial de papel no rosto
shutterstock
A máscara facial de papel possui tantos benefícios quanto as demais e, dessa forma, o líquido dela pode ser aproveitado

Algumas máscaras são do tipo "sheet masks", compostas por folhas de papel, umedecidas com um líquido com todos os componentes ativos e nutrientes, ou de colágeno. Geralmente, o líquido no qual a máscara é embebida sobra na embalagem ou mesmo escorre, mas ele não deve ser ignorado. 

“Esse líquido que acompanha a máscara é basicamente uma mina de ouro, pode ser altamente rico em nutrientes rejuvenescedores e permite estender o tratamento para colo, pescoço e até mais áreas do corpo”, sugere a profissional. 

Erro #3:  Não ficar de olho no tempo indicado

mulher fazendo máscara facial em casa
shutterstock
Cada máscara facial possui um tempo ideal para fazer o efeito a que se propõe e, geralmente, isso é indicado na embalagem

Além das máscaras não serem indicadas para todos os dias, apenas uma vez por semana, no geral, cada uma tem um tempo até fazer o efeito a que se propõe. Geralmente, esse período costuma ser de 15 a 20 minutos e está indicado na embalagem do produto.

“Respeitar esse período é importante para acalmar a pele e fazer com que ela absorva os ingredientes ativos . Da mesma forma, se passar do tempo, algumas máscaras podem deixar a pele irritada e o rosto vermelho. Portanto, siga as instruções", recomenda a especialista. 

Erro #4: Não prestar atenção na fórmula da máscara facial

mulher asiática comprando máscaras faciais
shutterstock
Sempre olhe quais são os ativos da máscara facial que você escolheu, para que sua pele receba os melhores benefícios

Isabel diz que é necessário procurar orientação de um profissional da área de saúde estética para saber o que você pode ou não usar no seu rosto.

“Muitos produtos utilizam substâncias alergênicas ou não são indicados para o seu tipo de pele. Para não ter erro, prefira uma máscara facial com bases biocompatíveis, ou seja, que seja ecologicamente correta e segura, e sem xenobióticos, como os conservantes parabenos, propilenoglicol, liberadores de formol e óleo mineral", finaliza.