10 truques para ter um cabelo com volume se seus fios são finos

O tipo de shampoo, o condicionador e até a escova que você usa em seu cabelo podem influenciar para deixá-lo com mais ou menos volume

É bastante comum que as mulheres que têm fios mais finos reclamem que os cabelos estão com pouco ou totalmente sem volume. Isso porque um cabelo com volume acaba ganhando um pouco mais de forma e facilita na hora de manter a  definição no dia a dia

Foto: shutterstock
Se você quer ter um cabelo com volume mas o seu tipo de fio é muito fino, o Delas tem algumas dicas que podem ajudar

Se você sofre com este problema e está buscando formas fáceis de ter um cabelo com volume , existem diversos truques de beleza que podem ser incorporados em sua rotina de cuidados diária. Pensando em te ajudar, o Delas conversou com Carla Gonçalves, hairdresser do LeFil Beauty, em São Paulo. Confira abaixo:

Dica para ter cabelo com volume #1: escolha o shampoo certo

Foto: shutterstock
Usar um shampoo que não combina com o seu tipo de fio pode ser um problema na hora de ter um cabelo com volume

Não usar o produto certo para seus fios pode ser prejudicial, além de que, se você tem cabelos finos e utiliza produtos pesados, a tendência é que eles percam ainda mais o volume. Por isso, a dica é evitar  shampoos que contenham silicones , já que estes favorecem o aparecimento de gordura e oleosidade. "Prefira shampoos neutros, específicos para cabelos finos ou formulados especialmente para conferir volume", indica a profissional.

Dica para ter cabelo com volume #2: opte por um condicionador leve

Foto: shutterstock
Se você quer ter um cabelo com volume, evite condicionadores e outros produtos que podem deixar seus fios pesados


“Os condicionadores e máscaras de hidratação podem ser ainda piores do que os shampoos para quem tem cabelos finos, pois são mais prováveis de deixarem os fios pesados. Então, evite produtos que estejam rotulados como ‘ricamente hidratantes’ ou ‘alisadores’, pois esses contêm óleos que vão pesar nos fios, fazendo com que percam o volume", explica Carla.

Ela ainda acrescenta que, assim como a dica anterior sobre o tipo de shampoo, é essencial também buscar por condicionadores que não contenham silicone e que sejam formulados especialmente para os fios finos. Tudo isso vai ajudar na hora de manter o cabelo com volume.

Dica para ter cabelo com volume #3: aplique um leave-in após a lavagem

Foto: shutterstock
Usar um leave-in após a lavagem pode te ajudar a ter um cabelo com volume, além de ajudar a definir as ondas e cachos

Após o banho, o ideal é usar um leave-in que seja específico para cabelos finos. O produto deve ser aplicado sempre depois que você já tiver retirado a umidade dos cabelos e apenas no comprimento dos fios até as pontas, evitando encostar na raiz. 

"O leave-in vai auxiliar a conferir volume ao cabelo, principalmente em quem tem cabelo cacheado, pois também ajuda a formar o cacho. Mas cuidado para não exagerar no uso do produto, pois, além de deixar o cabelo com aspecto oleoso, ele fará com que os fios fiquem pesados e, consequentemente, sem volume”, alerta Carla.

Dica para ter cabelo com volume #4: lave os fios em dias alternados

Foto: shutterstock
Lavar os fios em dias alternados pode te ajudar a ter um cabelo com volume e é ainda melhor se não utilizar o condicionador


“Por serem mais oleosos, o ideal é lavar os cabelos finos em dias alternados, usando shampoo neutro, sem silicone, e podendo até dispensar o condicionador", recomenda a profissional. Ela afirma que o leave-in usado após o banho já é suficiente para hidratar os fios da maneira que ele precisa, mas sem deixá-lo pesado — o que deixa o cabelo com volume. 

Porém, se seus cabelos embaraçam com facilidade não tem como deixar o condicionador de lado, afinal, o produto ajuda na hora de pentear. "Neste caso, aplique-o apenas no comprimento do fio, preservando a raiz", completa. 

Dica para ter cabelo com volume #5: use um shampoo antirresíduos

Foto: shutterstock
Lavar os fios uma vez por semana usando um shampoo antirresíduos pode te ajudar a manter o cabelo com volume

O acúmulo de produtos pode acabar pesando no cabelo, fazendo com que fique "escorrido" e sem vida. Por isso, Carla recomenda que uma vez por semana é importante que fazer uso de um bom shampoo antirresíduo, já que o produto realiza uma limpeza mais profunda nos fios que o shampoo comum, removendo os resíduos de cremes de cabelo, poluição do dia a dia e oleosidade, deixando os fios totalmente limpos.

“Mas é fundamental que você utilize este tipo de shampoo apenas uma vez por semana ou quando necessário, já que seu uso constante e em excesso remove proteínas importantes para o fio”, alerta a especialista do Lefil Beauty.

Dica para ter cabelo com volume #6: cuidado com a temperatura da água

Foto: shutterstock
Para ter um cabelo com volume é importante saber que regular a temperatura da água do banho pode fazer toda a diferença


De acordo com Carla, a água quente do chuveiro acaba retirando o óleo natural dos fios e, ao mesmo tempo, também faz com que o couro cabeludo  produza mais oleosidade , tornando os fios pesados e causando um efeito rebote. Além disso, lavar os cabelos com água quente dilata a fibra capilar e faz com que o cabelo perca água e fique com frizz, o que, a longo prazo, pode deixar os fios frágeis, secos e sem volume.

"Nesse caso, o ideal então é usar água morna durante a lavagem e realizar um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio", indica. 

Dica para ter cabelo com volume #7: seque os fios corretamente

Foto: shutterstock
Secar os fios de forma correta pode fazer toda a diferença na hora de ter o cabelo com volume, além de impedir a quebra

Para quem tem cabelos finos e enrolados, o ideal é utilizar uma toalha para secá-los, já que o secador pode tirar o volume natural dos cachos. Assim, a dica da profissional é começar pela raiz e ir passando o tecido nos fios até as pontas.

"Apesar de não ser recomendado, não tem problema se você prefere o secador. Nesse caso, a lógica acaba sendo a mesma: comece pela raiz e termine secando as pontas. Evite apenas usar escovas, pois a tração deixa os cabelos mais oleosos e pesados, e cuidado para não usar o secador muito quente para não danificar os fios. Além disso, lembre-se de sempre retirar a umidade em excesso com uma toalha antes de usar o secador”, comenta.

Para aquelas que querem dar um volume extra às madeixas, uma sugestão é secar os fios com a cabeça inclinada para baixo ou então no sentido contrário ao qual você está acostumado a pentear seus cabelos. "No fim, vai perceber um volume imediato nos seus fios", afirma Carla.

Dica para ter cabelo com volume #8: atenção ao pentear

Foto: shutterstock
Escolher a escova certa pode fazer toda a diferença na hora de ter um cabelo com volume, por isso, fique atenta às dicas


O primeiro cuidado se você quer um cabelo com volume e precisa penteá-lo é com relação à escolha da escova. Dê preferência sempre para as escovas com cerdas naturais e pentes de madeira, pois estes tipos são os que causam menos tração nos fios e separam mechas maiores de cabelos, ajudando a aumentar o volume dos fios. 

Agora, se a ideia é fixar o penteado, Carla recomenda ficar longe de finalizadores com fixação forte e muito pastosos, pois eles vão tornar seus fios pesados e sem volume. “No lugar, opte por pomadas masculinas, que geralmente são mais suaves, pomadas em pó, que ajudam a reduzir a oleosidade da raiz e tornar os fios mais leves, sprays fixadores ou mousses."

"Independente de qual você for usar, o ideal é aplicar apenas próximo à raiz para não pesar as pontas. Mas cuidado com os exageros, já que, quanto mais produtos nos fios, mais pesados eles ficarão e te impedirão de ter um cabelo com volume”, destaca a cabeleireira.

Dica para ter cabelo com volume #9: aposte nas ondas

Foto: shutterstock
Fazer cachos e ondas com babyliss, por exemplo, pode ser a solução para aquelas que querem ter um cabelo com volume



Os cachos e ondas são as melhores e mais rápidas opções para ter um cabelo com volume. Se você tem cabelo liso, use bobs de velcro na parte da frente do cabelo, aposte no babyliss para enrolar partes do cabelo ou até mesmo utilize a chapinha para criar uma leve ondulação nas extremidades dos fios.

"Além da sensação de movimento, esta técnica dará um aspecto mais volumoso e espesso para os fios", comenta a profissional. "Finalize ainda espirrando um pouco de um fixador para manter as ondas no lugar. Mesmo se os cachos desaparecem durante o dia, a textura, o volume extra e o movimento no cabelo vão permanecer."

Dica para ter cabelo com volume #10: visite o cabeleireiro regularmente

Foto: shutterstock
Visitar um especialista pode te ajudar a manter o cabelo com volume, além de ser ótimo para a manutenção e saúde dos fios

Se você tem cabelos muito finos e sem volume, o ideal é não os deixar muito longos, pois isso também fará com que fiquem pesados. O recomendado então é cortá-los com frequência, de preferência sempre  na altura dos ombros , para manter os fios estruturados.

“Uma boa dica é pedir para seu cabeleireiro um corte em camadas, já que estas vão adicionar uma textura instantânea aos seus cabelos. Outra opção é adicionar cores aos fios ou dar uma iluminada. Um ou dois tons sutis já são capazes de conferir um aspecto de cabelo com volume , finaliza a hairdresser.