Como fazer uma hidratação com óleo de coco e cuidar dos cabelos em casa

O óleo de coco pode ser usado em qualquer tipo de cabelo e traz uma série de benefícios para os fios; veja os detalhes e como aplicar o produto nos cabelos

Há tempos o óleo de coco ganhou fama de queridinho sob vários aspectos. Na dieta , há quem diga que ele ajuda a dar um up no metabilismo e emagrecer. Na rotina de beleza, ele ajuda a cuidar dos fios, por isso a hidratação com óleo de coco se tornou algo tão falado. 

Foto: shutterstock
É fácil fazer uma hidratação com óleo de coco em casa. Procedimento traz mais brilho e maciez aos fios


O bom é que a hidratação com óleo de coco pode ser feita, segundo a visagista Tereza Martins da AMT Assessoria de Beleza, em qualquer tipo de cabelo, até por quem tem fios oleosos. Os passos para esse tratamento são simples e, com a popularidade do produto, está cada vez mais fácil encontrar óleo de coco de boa qualidade a preços mais acessíveis. 

E a qualidade é o primeiro ponto que precisa ser levado em conta aqui. De acordo com Tereza, o indicado é usar o óleo de coco extra virgem. Ele é rico em nutrientes, como vitaminas e minerais, que ajudam a promover um crescimento saudável dos fios. 

O produto é conhecido por conseguir uma boa penetração nos fios, maior do que muitos agentes hidratantes. "Ele possui uma alta concentração de triglicerídios em sua composição que penetram no córtex do fio, colaborando para a sua reconstrução", explica a visagista.

Por que usar óleo de coco nos cabelos?

Foto: shutterstock
Hidratação com óleo de coco é um procedimento simples e que atinge o córtex do fio, trazendo uma série de benefícios

Tereza detalha ainda outros benefícios do produto nos fios. Confira: 

  • Cabelos protegidos: é indicado usar o óleo de coco extra virgem antes de procedimentos como a coloração, por exemplo. Ao tingir os cabelos, as cutículas são abertas e o produto funciona como uma proteção, já que atinge o eixo do cabelo. 
  • Sem pontas duplas: também porque age profundamente no fio, ele ajuda a evitar o aparecimento de pontas duplas - mas lembre-se que manter o corte em dia émuito importante nesse aspecto. 
  • Mais brilho: o óleo sela os fios e, com isso,  deixa-os mais alinhados e mais brilhosos
  • Menos oleosidade: pode parecer estranho, mas segundo a especialista, o óleo de coco tem um efeito refrescante, o que relaxa e pode diminuir o suor excessivo e, consequentemente, há menos caspas e oleosidade. 

Como fazer a hidratação com óleo de coco em casa?

Foto: shutterstock
A hidratação com óleo de coco tem apenas quatro passos e leva, em média, 30 minutos

Anotados os benefícios, é hora de partir para a ação. Tereza ensina um passo a passo para fazer a hidratação com o óleo de coco: 

  1. Com os cabelos secos, divida-o em algumas mexas. Quem tem muito cabelo, segundo a visagista, pode repatir os fios em seis partes e quem tem menos, apenas em quatro, por exemplo. 
  2. Feito isso, aplique o óleo de coco nas mexas até que sinta que todos os fios foram envolvidos pelo produto. A indicação é massagear os fios para que o óleo de espalhe completamente. 
  3. Em seguida, coloque uma touca plástica. "Isso vai aquecer um pouco os fios", comenta Tereza. Permaneça com o óleo nos cabelos e a touca por um período de 20 a 30 minutos, para que o produto possa agir. 
  4. Depois desse tempo, retire a touca e espere cerca de 5 minutos "para o cabelo esfriar", como afirma a especialista. Por fim, lave as madeixas com o shampoo indicado para seu tipo de cabelo. 

Tereza ainda tem uma dica para fechar o passo a passo: "É aconselhável usar uma máscara de hidratação após o shampoo para que o resultado seja ainda mais eficaz. Essa máscara deve ser também ideal para seu tipo de cabelo ."

Leia também: O  outro lado - 6 vezes que você não deve usar óleo de coco na dieta e na beleza

Óleo de coco para cada tipo de cabelo

Foto: shutterstock
A hidratação com óleo de coco pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, dos oleosos aos mais danificados

Como já foi dito, esse produto pode ser usado em todo tipo de cabelo, desde que sejam tomados alguns cuidados básicos. Quem tem os fios oleosos, por exemplo, pode fazer essa hidratação, mas usará uma menor quantidade de óleo e irá espaçar mais entre um procedimento e outro. 

"Para cabelos oleosos é indicado que seja feita a humectação apenas uma vez ao mês, e o óleo não deve ser aplicado no couro cabelo, apenas no comprimento e pontas", orienta Tereza. 

Já para as pessoas com cabelo cacheados ou crespos, a sugestão da visagista é apostar na hidratação, em média, duas vezes por mês. Além disso, ela ressalta que o óleo deve ser espalhado por todo o cabelo. 

Se o seu cabelo for quebradiço e sofrer com os efeitos de químicas, a frequência pode ser ainda maior. "Eles podem receber a humectação toda semana para que haja a recuperação do fio", diz Tereza. 

Apesar de a hidratação com óleo de coco ser um processeo simples de ser feito em casa, a visagista lembra que é válido procurar um especialista caso o cabelo esteja muito danificado para que seja feito um tratamento profissional para a recuperação dos fios. 

Receitinha com óleo de coco 

Foto: shutterstock
Além de fazer uma hidratação com óleo de coco puro, é possível aproveitar o produto em receita de máscara caseira

Além de usar o produto puro nos cabelos, ele pode virar ingrediente para preparar receitas caseiras. Em entrevista prévia ao Delas , a médica dermatologista Larissa Viana ensinou, por exmplo, uma máscara que dá brilho e maciez aos fios e leva o óleo de coco como base. 

A receita leva duas colheres do óleo combinadas com duas colheres de cacau em pó, além de três cápsulas de vitamina E e uma ampola de vitamina A. Para preparar a máscara, basta usar um bowl e misturar todos os ingredientes. 

Uma sugestão da dermatologista é deixar o óleo de coco um tempo na geladeira antes do preparo para obter uma máscara mais espessa. Entretanto, se achar que a mistura está grossa demais para ser espalhada nos fios, basta borrifar um pouco de água termal. 

A máscara deve ficar nos fios por 20 minutos e, de novo, quem tiver cabelo oleoso deve tomar cuidado para não espalhar o produto no couro cabeludo - ele deve ser usado apenas no comprimento. 

Leia também: Veja receitas fáceis com óleos para cuidar dos cabelos em casa

Basta escolher o que é mais simples, se uma hidratação com óleo de coco ou uma máscara, e começar os cuidados com os cabelos. Ainda assim, em caso de dúvida, vale sempre consultar um profissional para entender quais os produtos mais indicados para seu tipo de cabelo.