Máscaras faciais de chocolate: veja receitas para fazer durante a Páscoa

Já imaginou que, além de ser muito gostoso, o chocolate também é um ótimo ingrediente para hidratar a pele? Aprenda a utilizá-lo em máscaras faciais

É bastante comum encontrar procedimentos estéticos que usem alimentos como principais ingredientes. Por isso, e também aproveitando o clima de Páscoa , por que não apostar em uma máscara facial feita com chocolate? Sim, isso existe e se você faz parte da lista dos chocólatras de plantão, essa pode ser a receita perfeita! 

Leia também: Limpeza de pele com pênis? Tratamento estético é moda entre famosas

Foto: Shuttersock
As máscaras faciais feitas com chocolate podem ajudar a prevenir o envelhecimento da pele e mantê-la bem hidratada


De acordo com a dermatologista Renata Marques, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o chocolate  pode ser bastante benéfico quando usado na pele como máscara facial . "Um dos benefícios é a prevenção do envelhecimento corporal e facial por conta do poder antioxidante presente nos flavonoides", explica.

Além desse benefício, as máscaras que utilizam cacau como ingrediente também podem ajudar a suavizar, tratar irregularidades da pele e estimular a produção de colágeno, sendo usadas tanto para a esfoliação, quanto para a hidratação.

A especialista diz que costuma indicar esse tratamento estético para pacientes com histórico de pele ressecada, para aqueles que desejam prevenir o envelhecimento da pele e até mesmo para mulher no período de pós-menopausa.

Veja duas receitas que você pode fazer em casa:

1. Máscara caseira de chocolate, aveia e mel

Foto: shutterstock
Aveia e mel casam com chocolate nesta receita de máscara caseira


"A máscara feita com chocolate, aveia e mel é ideal para hidratar, suavizar e esfoliar a pele e o efeito é perceptível em poucos minutos", comenta a dermatologista. Para preparar a receita você vai precisar de:

  • 1/4 xícara de cacau em pó;
  • Meia xícara de mel;
  • 4 colheres (chá) de farinha de aveia ou aveia em pó;
  • 4 colheres (sopa) de creme, de preferência sem nenhum tipo de odor.

Modo de preparo:

Misture o cacau em pó com a aveia, pouco a pouco, e vá mexendo constantemente. Depois, adicione o mel e o creme. Faça uma pasta homogênea e aplique no rosto por cerca de 20 minutos. Se obrar alguma pasta, pode espalhá-la em qualquer parte do seu corpo, uma vez que esse tipo de máscara é eficiente para toda a pele. Retire enxaguando com água morna.

2. Máscara caseira para a pele seca

Foto: shutterstock
Nesta outra receita de máscara caseira, o óleo de amêndoas é misturado ao chocolate

A especialista explica que a máscara para a pele seca é uma das alternativas mais simples para nutrir e melhorar a aparência do rosto. Para fazer a receita você precisa dos seguintes ingredientes: 

  • Uma barra de chocolate preto sem açúcar;
  • Óleo de amêndoas  (se não o tiver o óleo em casa, pode substituí-lo por azeite de oliva)

Modo de preparo:

Derreta o chocolate junto com duas colheres de chá de óleo de amêndoas ou azeite de oliva. Uma vez que o ingrediente esteja derretido e tudo bem misturado, retire do fogo e espere até a mistura esfriar o suficiente para que possa ser aplicada na pele. Deixe atuar por 20 minutos e, depois, remova com água morna.

Leia também: Adeus, espinhas! Jovem viraliza com rotina diária com apenas 4 passos

Receita viral

Foto: Divulgação
Kate Middleton usaria uma máscara com Nutella para hidratar a pele


No ano passado, a expert em beleza Deborah Mitchell foi convidada pelo programa da televisão britânica "This Morning" para ensinar como reproduzir a maquiagem de Kate Middleton para uma premiação usando apenas produtos baratos. Entre os tutoriais, ela mencionou uma dica de máscara facial feita com Nutella para hidratar as peles secas. 

Apesar da Duquesa de Cambrigde nunca ter confirmado ser realmente adepta dessa receita para os cuidados com a pele, o fato de que o tratamento utiliza a pasta de chocolate com avelãs viralizou nas redes e passou a ser reproduzido por diversos especialistas.

Nesse caso, Renata Marques afirma que misturar a pasta com açúcar e bálsamo labial realmente pode transformá-la em um ótimo esfoliante para o rosto. 

Leia também: Adolescente faz tratamento para acne com chá verde e mel, mas funciona?

Mitos e verdades

Foto: Thinkstock
Chocolate dá espinhas? Dermatologista tira essa e outras dúvidas também

Apesar de ser um ingrediente bastante recomendado por especialistas, ainda existem muitos mitos que envolvem o chocolate. A dermatologista diz que, uma dessas inverdades é dizer que excesso do doce faz surgir espinhas, mesmo se usadas como máscara facial e atuando apenas no local da aplicação. 

"Não é o chocolate em si, feito com cacau, que dá espinha, mas o açúcar que existe nele", diz. Ela explica que a espinha costuma surgir quando há um aumento de insulina na circulação sanguínea, induzido pelos carboidratos de altos índices glicêmicos, ou seja, o ingrediente não é obrigatoriamente um vilão para a pele.

"Já uma grande verdade é que o alimento é rico em substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento", afirma. "O chocolate ao leite, em especial, é rico em gorduras e serve como hidratante para a pele. Por isos, é um grande aliado ao ressecamento."