Apliques 'tic tac' são alternativa de famosas para ter cabelão sem esforço

Especialistas explicam como você pode usar o "tic tac" para ter cabelão todos os dias, além de cuidados com a manutenção dos fios, com ou sem aplique

Já pensou em ficar com o cabelo longo sempre que quiser, mas sem precisar deixar os fios crescerem demais? Talvez seja uma boa ideia procurar opções de extensões capilares que podem ser removidos com facilidade, como os apliques por presilhas, popularmente conhecidos como "  tic tac ", que prometem te deixar com um cabelão de dar inveja sem precisar de muito esforço. 

Leia também: Como copiar a make de Grazi Massafera em "O Outro Lado do Paraíso" e arrasar

Foto: Divulgação
Para a novela 'Deus Salve o Rei', os apliques 'tic tac' fizeram com que as atrizes ganhassem volume e comprimento


Famosas como Marina Ruy Barbosa , Bruna Marquezine   e a cantora americana Demi Lovato são algumas das adeptas dos apliques "tic tac".  As atrizes brasileiras, por exemplo, apostaram nas extensões capilares para dar vida às personagens Amália e Catarina na novela "Deus Salve o Rei" ,  da Rede Globo, desfilando com fios de cerca de 80 centímetros de comprimento.

Diferença entre as extensões

Além dos apliques "tic tac", existem outros tipos no mercado: a extensão capilar e o mega hair . De acordo com o cabeleireiro e visagista do Studio Miscellanea, Marcelo Carrato, as duas técnicas de alongamento são bem parecidas, o que difere uma da outra é o modo de aplicação.

"A extensão capilar vem com uma fita com cola à base de queratina, que é colada próximo à raiz. Já o mega hair tem como uma de suas técnicas fios artificiais presos em nós aos cabelos naturais e, por isso, essa é uma técnica que pode causar dores e puxões durante a aplicação e nos primeiros dias."

Porém, o profissional afirma que os apliques por presilhas ou "tic tac" são a alternativa mais fácil, rápida e mais barata para as mulheres que buscam um cabelo longo ou até mesmo acrescentar volume. Esse tipo de aplique pode ser encontrado em lojas de perucas, salões de cabelereiros e existem em tamanhos variados, além de ter fios de diferentes cores e, também, diversos tipos de cabelo, desde cacheados até cabelos lisos. 

Leia também: Rapunzel russa com 1,5 metro de cabelo compartilha dicas de cuidados com os fios

Colocando o aplique

A especialista em mega hair Nilcéia Rocha, do salão Nilcéia Rocha Coiffeur, explica que, em geral, o aplique por presilhas é a principal escolha das mulheres, principalmente por ser uma opção mais prática. "Por ser um tipo de aplique removível, o 'tic tac' não necessita de um profissional para colocar ou retirar, já os outros métodos nessecitam de profissionais capacitados para fazer a aplicação e remoção."

Assim, as presilhas são colocadas embaixo dos cabelos naturais, de forma fácil e pela própria mulher. Entretanto, Nilcéia não recomenda utilizar em todos os momentos. "O 'tic tac' é um aplique removível, não pode ser usado todos os dias porque, como ele tem uma grande quantidade de cabelo e é preso somente em três pontos específicos, pode dar tração no couro cabeludo e causar danos aos fios."

O melhor mesmo é usar esporadicamente e em eventos específicos, como em festas, casamentos ou ensaios fotográficos, por exemplo. 

Leia também: Febre entre as celebridades, extensão de cílios pode te dar um olhar de estrela

Manutenção do aplique

Foto: Reprodução/Twitter/@ddlovato
A cantora Demi Lovato é uma das famosas adeptas das extensões e usa apliques 'tic tac' para deixar os fios mais longos

As demais técnicas de mega hair também possuem uma manutenção mais específica e demorada, que deve ser feita de dois a quatro meses depois da aplicação. Já o 'tic tac' requer um pouco mais de cuidado no dia a dia, porém nada que dê muito trabalho e são hábitos que podem ser incluídos na rotina de cuidados com os cabelos.

"É preciso retirar na hora de dormir, por exemplo, e não é indicado entrar na piscina com as extensões, pois pode danifica muito. Outra dica é lavar e secar fora da cabeça, observando na hora da colocação para que fique bem preso para não correr o risco de soltar na hora errada. É muito prático, pois você usa no momento que necessita de um visual diferente", diz Ivana Carneiro, especialista em mega hair.

A profissional explica que as extensões devem ser lavadas, em média, duas vezes por semana. Além disso, também é indicado realizar alguns cuidados com os fios, como hidratação, por exemplo. Para isso, ela recomenda, inclusive, que a mulher leve o aplique ao salão de beleza que frequenta, para que seja higienizado por profissionais. 

Para aumentar a durabilidade do "tic tac", Ivana também recomenda sempre manter a extensão capilar guardada dentro de uma bolsa para que os fios fiquem arrumados e, sempre que usar spray ou algum outro produto no cabelo, fazer a higienização em casa ou no salão para remover os resíduos. "Se cuidar sempre da forma correta, os apliques podem durar por muitos anos", afirma. 

Cuidados com os fios naturais

E claro, como ter tantos centímetros de cabelo não é para qualquer um, os fios naturais também precisam de muitos cuidados para continuarem saudáveis. "Quanto maior o cabelo, maior o cuidado também, pois há maior exposição às condições externas — vento, sol, secador, poluição e diversos outros fatores", explica Marcelo Carrato.

Leia também: Quer ousar no delineador? Veja 5 ideias "diferentonas" para arrasar

"O legal é sempre hidratar a cada 15 dias se nunca tiver tingido os fios e a cada sete dia se o cabelo for colorido com tintura, dando sempre ênfase ao comprimento e as pontas dos fios. Para que evite de ter o aspecto de pontas secas, é recomendado o corte a cada três meses, dessa forma evita a quebra e mantém um cabelo com aspecto mais saudável mesmo sem os apliques", completa.