Durante os quatro dias de folia de carnaval, você pode curtir sem medo de julgamentos por usar glitter e fantasia na rua. Mas depois de festejar nos bloquinhos de rua com toda a produção de maquiagem e ficar debaixo de sol por horas com purpurina pelo corpo, é preciso lidar com as consequências disso para a pele e também para os cabelos. 

Leia também: Confira receitas fáceis para cuidar dos cabelos em casa

Depois dos quatro dias de folia do carnaval com muito glitter e maquiagem, a dica para recuperar a pele é focar na hidratação com produtos nutritivos
Fernando Maia/Riotur
Depois dos quatro dias de folia do carnaval com muito glitter e maquiagem, a dica para recuperar a pele é focar na hidratação com produtos nutritivos





Calma porque nem tudo precisa ser um problema! Alguns cuidados básicos podem ajudar também em sua recuperação agora que a festa do carnaval acabou. De acordo com a Valéria Marcondes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), o mais importante é focar na hidratação. 

Assim, a solução é utilizar cremes com ação anti-inflamatória e antioxidante. "Busque ativos como vitamina C, vitamina E, resveratrol, picnogenol, luteína e ômegas 3 e 6", indica. "As máscaras de hidratação também podem ser usadas para revigorar a pele com aspecto cansado."

Segundo a especialista, também é possível usar esfoliantes suaves com ativos calmantes, como seda de arroz e aveia, para retirar o resto do glitter que ficou grudado pelo rosto e corpo. Entretanto, se aparecer alguma mancha ou outros problemas por causa do sol, o ideal é procurar um dermatologista de confiança, que pode indicar outros produtos com ativos específicos para cada situação e até mesmo tratamentos estéticos. 

Leia também: Aprenda receitas caseiras para cuidar das unhas e da pele

Protetor solar antes, demaquilante depois

Valéria alerta para dois pontos importantes: usar o filtro solar, algo que deveria ser feito sempre antes de ir aos bloquinhos, e de tirar a maquiagem depois do dia folia. "Retirar a maquiagem evita o acúmulo de oleosidade e resíduos, e isso contribui para ter uma pele suave, viçosa e garantir uma melhor aparência", afirma.

Ela explica que os pigmentos e resíduos da maquiagem, se não forem retirados da pele, dificultam o processo de renovação celular e também a absorção dos produtos de tratamento. Assim, um ingrediente ativo aplicado em uma pele com impurezas não consegue penetrar e chegar ao alvo, dificultando o tratamento.

É fundamental limpar a pele e, todos os dias, retirar a maquiagem
shutterstock
É fundamental limpar a pele e, todos os dias, retirar a maquiagem


Além disso, não tirar a maquiagem pode contribuir para o aparecimento de cravos e espinhas, porque a sujeira entope os poros, o que também pode causar alergias, irritação nos olhos, além de poder reforçar as olheiras, deixar a pele mais oleosa e favorecer o envelhecimento precoce.

Se você não seguiu esse conselho durante o carnaval, ainda dá tempo de incluir a prática de passar protetor e usar demaquilante em sua rotina diária. A profissional indica que, após o uso do demaquilante, do sabonete e do tônico, é preciso seguir com a hidratação, outro processo fundamental.

Hora de reforçar a hidratação

Para tal, é preciso saber qual o produto mais indicado para cada tipo de pele. A sugestão para peles oleosas é utilizar produtos "oil control", que controlem o óleo natural e que proporcionam efeito mate. "Geralmente os hidratantes são indicados em séruns, loções com oil control, oil free, ou na forma de gel", diz Valéria. "Em alguns casos pode ser necessário o uso de ácidos como retinoico ou substâncias como peróxido de benzoíla."

Já para as peles secas, os hidratantes devem  ser nutritivos e ter a capacidade de segurar a água na pele, contado com alguns lipídios na formulação para ajudar a formar a membrana hidrolipídica — uma espécie de filme natural de gordura (óleo) e água cuja função é protegê-la. Além disso, também é recomendado usar um creme específico para a região da área dos olhos.

 Glitter e tinta podem prejudicar a pele

A dermatologista afirma que risco mais comum de usar glitter e tinta guache, por exemplo, é o de reação alérgica, e os sintomas não são necessariamente imediatos. "O inchaço e vermelhidão podem aparecer até 24h depois da exposição ao produto", diz. "A gravidade das reações varia de pessoa para pessoa, mas é necessário a consulta médica para que o tratamento seja rápido e evite complicações."

O ideal é que você tenha usado glitter e tintas próprias para maquiagem e, principalmente, dentro do prazo de validade. Agora, é preciso de livrar de tudo isso para evitar qualquer outro problema ou irritação na pele. 

Use demaquilante bifásico para retirar o glitter e a maquiagem usada no carnaval
shutterstock
Use demaquilante bifásico para retirar o glitter e a maquiagem usada no carnaval


De acordo com a maquiadora Zeni Meireles, do Fernando Torquatto Studio, no Rio de Janeiro, uma ótima sugestão para retirar o brilho do rosto e do corpo é o demaquilante bifásico - a fase oleosa do produto ajuda na remoção das partículas. Itens como óleo de coco ou óleo de amêndoas também podem cumprir essa função. Use um disco de algodão para retirar o brilho, as poucos. Você também pode fazer compressas e deixá-la alguns instantes sobre a pele. Não use o mesmo algodão várias vezes, ou vai acabar espalhando ainda mais o glitter. 

Leia também: Tenha o bronzeado perfeito com o uso dos autobronzedores

Recuperando os cabelos após a folia

Já para os cuidados com os fios, é mais recomendado uma visita no salão. De acordo com o cabeleireiro e visagista do Studio Miscellanea Marcelo Carrato, tratamentos como reconstrução, reposição molecular e de queratina vão além da hidratação e são fundamentais pra manter a base do fio forte. 

Entretanto, se a ideia é repor os nutrientes e evitar que o cabelo fique ressecado, nada exclui a importância de hidratar o cabelo, tanto em casa, quanto com o auxílio de um profissional de confiança. "Hidratações em casa são sempre bem-vindas, mas os ativos mais concentrados estão nos produtos usados em salão, então recomendo uma hidratação por mês no salão e uma por semana em casa como uma boa combinação para manter o fio tratado", explica o especialista. 

Aposte na hidratação para cuidar dos fios depois da maratona da folia
shutterstock
Aposte na hidratação para cuidar dos fios depois da maratona da folia


Marcelo não recomenda o uso de spray, espumas e tintas que contenham álcool nos fios e couro cabeludo, por causa dos elementos químicos na formulação. Mas se você curtiu a folia com esses produtos, há uma fórmula: aplique uma mão de xampu anti-resíduo no couro cabeludo e esfregue pra deixá-lo bem limpo. 

Quanto ao sol e calor, ele afirma que também dá para começar uma rotina de cuidados. Se você não seguiu nenhuma dica para manter os cabelos saudáveis durante os dias de blocos, comece usando leave-in com protetor solar. O leave-in é como um creme sem enxágue, que deve ser aplicado nos fios após a lavagem. 

O profissional explica que esse produto ajuda a formar uma película que isola o fio e pode ser um auxílio não só durante o carnaval. A dica para quando for lavar, é passar primeiro o condicionador, retirando os resquícios e só depois o xampu, seguindo sua rotina de lavagem. Tente também evitar secadores, porque o tempo já está muito quente, mas se não puder, aplique um finalizador com protetor térmico sempre que secar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!