Existem pelo menos duas marcas registradas do carnaval brasileiro: as fantasias e o glitter. Sim, já chegou aquele momento do ano tão esperado em que você pode cair na folia por quatro dias seguidos — sem contar os blocos pré e pós-carnaval — usando adereços e maquiagens com muitas cores e, principalmente, muito brilho. 

Leia também: Tudo que você quer saber sobre maquiagem, mas tem vergonha de perguntar

Usar glitter prata e dourado para fazer maquiagem brilhante nos olhos já é uma marca registrada do carnaval brasileiro
Pinterest
Usar glitter prata e dourado para fazer maquiagem brilhante nos olhos já é uma marca registrada do carnaval brasileiro


E se você já está ansiosa e quer ir se preparando, por que não aprender como usar glitter em diferentes composições de maquiagem? O  Delas conversou com uma especialista e separou algumas dicas para ousar ainda mais no carnaval desse ano e aproveitar a festa sem perder a chance de arrasar. 

Prepare a pele para a maquiagem

A maquiadora Zeni Meireles, do Fernando Torquatto Studio, no Rio de Janeiro, indica que é sempre bom ter alguns cuidados antes de passar qualquer tipo de maquiagem. Assim, a pele deve estar limpa, tonificada, hidratada e com um bom primer para fixar a maquiagem e fazê-la durar o bloco inteiro. Também não deixe de lado o protetor solar em nenhum momento. 

Depois de preparar a pele, é só escolher onde aplicar os brilhos. A sensação do momento, claro, é usar como sombra ou ao redor dos olhos, mas não tenha medo de ousar - também dá pra usar como batom e até mesmo nas sobrancelhas. "A máxima da maquiagem de carnaval é abusar do glitter, paetês, purpurinas e cores excêntricas e a melhor parte da make é usar o que não costumamos no dia a dia", diz Zeni.

Como fazer o lhos e sobrancelhas purpurinadas 

Algumas das ideias para usar glitter no Carnaval, pode ser usando o produto como delineador ou ao redor dos olhos
Pinterest
Algumas das ideias para usar glitter no Carnaval, pode ser usando o produto como delineador ou ao redor dos olhos


Se você gosta de chamar bastante a atenção para os olhos, a profissional indica abusar do brilho por toda a pálpebra. Ele sugere aplicar uma sombra colorida e, depois, preencher a pálpebra com fixador de sombras ou cola para cílios postiços, colando o pozinho brilhante, ou purpurina, por cima. Uma outra sugestão é usar a própria base como cola para fixar os brilhinhos.  

"Misture cores diferentes e decore com pedrinhas, estrelas, paetês e strass no entorno dos olhos", sugere Zeni. "Você também pode usar sombras cintilantes em alguns pontos para iluminar, como embaixo das sobrancelhas e nos cantos internos dos olhos, ou finalizar com um delineador colorido. Não há regras, o que vale aqui é soltar a criatividade.”

Caso não queira preencher a pálpebra inteira com o brilho, a maquiadora sugere aplicar a cola ou fixador apenas na área onde vai adicioná-la, como nos cantos externos e côncavos, fazendo um delineado ou em forma de meia lua, subindo até as têmporas. Outra dica que está fazendo sucesso é fazer "sardas" com os brilhos, preenchendo toda a área das maçãs do rosto, nariz e olhos.

E se você quer algo muito diferente, que tal preencher as sobrancelhas com purpurina? Para isso, Zeni ensina. O primeiro passo é desenhar e pentear a sobrancelha. "Depois, aplique cola para cílios postiços por toda a extensão e vá aplicando o brilho com a ponta dos dedos ou com o auxílio de um pincel pequeno ou um cotonete", diz a especialista. 

Leia também: Inspire-se e vá pular carnavalcarnaval com maquiagem de unicórnio

Como fazer lábios glitterizados

Outro jeito de usar glitter combinando com a cor do batom ou usar apenas o bilho para dar um toque diferente na make
Pinterest
Outro jeito de usar glitter combinando com a cor do batom ou usar apenas o bilho para dar um toque diferente na make


A terceira opção para sair por aí brilhando é mais ousada, mas também é fácil de fazer. Zeni indica que é melhor fazer o resto da maquiagem primeiro e deixar a boca por último, mas da mesma forma que para a pele, também é preciso ter alguns cuidados com os lábios. "Faça uma boa esfoliação, aplique um brilho labial, utilize base e blush mattes para dar a cor", sugere. 

A maquiadora do Fernando Torquatto Studio ensina que depois desse passo inicial, a próxima coisa a se fazer é delinear todo o contorno dos lábios com um lápis de boca. "Depois, aplique o batom desejado e um gloss transparente, que vai ajudar a fixar o brilho. Com um pincel para lábios, deposite a quantidade de glitter desejada por cima." 

Ela afirma que o brilho pode ser da mesma cor que o batom ou de uma cor diferente, isso tudo depende do efeito que você quer causar. "Furta cor e metalizados são coringas que caem bem com praticamente qualquer batom e os batons metalizados adicionam ainda mais textura e glamour à produção", diz. 

Para quem quer brilhar, mas ainda prefere um visual mais discreto, também existe uma opção: você pode optar por pular a etapa do batom e passar apenas gloss e glitter. "Também é possível aplicar a purpurina, com ou sem batom, apenas nos cantos externos ou no centro da boca", indica. 

Leia também: Dicas para adotar o visual de sereia e arrasar no carnaval

Como fazer a maquiagem com glitter durar a folia inteira?

Para que o resultado final fique perfeito para cair na folia e dure o dia inteiro, a profissional sugere o uso de um spray de fixação. “Eles são aplicados por cima da maquiagem e não permitem que ela escorra. Dê preferência para os que têm ação matificante."

Além disso, os produtos à prova d’água também são os mais indicados para a ocasião, tanto para os dias de sol, como para o caso de cair uma chuva. Se quiser mais dicas de quais produtos usar para manter a make durante os dias de bloco, leia a matéria completa. 

E depois, como tirar todo o glitter?

Depois de passar o dia todo na rua, é hora de remover a maquiagem e, pode acreditar, essa deve ser a fase mais difícil, porque é preciso paciência. Diferente do que muita gente pensa, não é recomendado retirar os brilhos do rosto ou do corpo na hora do banho. O mais indicado é passar demaquilante, principalmente porque glitter é feito de plástico — apesar de que já existe glitter ecológico

Zeni Meireles sugere usar demaquilante bifásico para remover a make dos lábios. Como o nome sugere, esse tipo de removedor possui duas fases, uma líquida e outra oleosa, o que ajuda na remoção do brilho. Outros produtos indicados são óleos, como de coco ou de amêndoas, e removedores de maquiagem específicos para a região dos olhos que também sejam à base de óleo.

A dica é utilizar um disco de algodão por vez e ir removendo tudo aos poucos, ou até mesmo deixar o algodão com o produto por alguns minutos sobre a pele, como uma compressa. É importante lembrar que o mesmo algodão não pode ser usado duas vezes e que é preciso ter cuidado ao retirar a maquiagem próxima aos olhos.

Além de saber como colar e retirar o glitter da pele, também é necessário manter a hidratação depois da limpeza. Para completar, sempre use produtos recomendados pelo seu dermatologista e que estejam de acordo com o seu tipo de pele. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!