Tamanho do texto

Veja os métodos mais conhecidos e qual é a maneira ideal para deixar sua pele lisinha e pronta para as estações quentes

Ah, o verão! O calor está dominando as cidades brasileiras e qual o resultado disso? Roupas mais fresquinhas, pernas aparentes, blusas de alcinhas - que deixam as axilas em evidência - ou seja, é a época dos pelos à mostra! E mais do que nunca você irá pensar na depilação.

+ Youtuber revela segredo para ter a pele perfeita: raspar o rosto

Lâmina é uma técnica rápida de depilação
Reprodução Pinterest
Lâmina é uma técnica rápida de depilação

Depilação e remoção dos pelos são assuntos que atingem homens e mulheres, mas a cobrança ainda cai sobre o público feminino. Além de vaidade, muitas vezes pode ser considerado também uma questão de conforto e higiene. Mas como escolher a técnica ideal para você?

Algumas pessoas têm a pele sensível ou não se adaptam a um certo processo por causa da dor. Veja os métodos mais conhecidos e qual é a maneira ideal para deixar a pele lisinha e pronta para estação.

Lâmina

Muita gente conhece esse método, pois é o mais acessível de todos. Você consegue raspar os pelos de um modo mais rente, não importa o tamanho deles. Não causam dor, só é preciso um pouco mais de cuidado e atenção na hora de utilizar o acessório para não se cortar. Produtos para a lâmina deslizar melhor são super indicados. Porém, os resultados duram uma média de 3 dias, e o método pode causar alergias e irritações na região. 

Creme depilatório

Esse tipo de creme destrói a queratina dos pelos quando aplicado na superfície e, após alguns minutos, é só passar uma toalha, uma esponja ou um espátula para retirar - geralmente um desses itens até acompanha o produto na hora da compra. O cheiro pode ser um pouco forte, incomodando alguns usuários, mas a aplicaçao é a mais fácil de ser feita. Ele não agride tanto a pele quanto a lâmina, mas o resultado tem duração semelhante: uma média de 3 a 5 dias.  

+ Celulite - por que elas aparecem e quais são os tratamentos 

Aparelho depilatório elétrico

Existem no mercado vários tipos desse aparelho. Seu mecanismo não raspa o pelo como um aparelho elétrico barbeador ou uma lâmina, mas retira o pelo desde a raiz e consegue pegar inclusive até aqueles que ainda estão nascendo. O produto pode ser um pouco mais caro, mas a durabilidade é grande. Há versões que prometem ser menos doloridas, com sistemas de resfriamento, e também aquelas que podem até ser usadas embaixo d'água. O resultado dura em média 20 dias.

Depilação com cera 

Quente - É um verdadeiro clássico nos salões de beleza. A cera é esquentada em um aparelho específico para isso e aplicada na região onde terá os pelos retirados. Pode ter um auxilio de um papel para a retirada ou o produto em si basta, depende da cera que está sendo usada pelo profissional. Os pelos devem ser retirados no sentido contrário do crescimento, com uma puxada rápida, o que causa dor e incômodo para muitas mulheres. O resultado dura uma média de um mês, mas não adianta ser feitos por pelos em crescimento, eles devem estar grandes.

Fria - A aplicação é semelhante a da cera quente, porém tem valores mais acessíveis e geralmente são mais comuns em casa. Para aquelas mulheres que sofrem com sensibilidade ao calor e vasos dilatados, é uma opção para ser considerada. 

Tanto a versão quente quanto a fria pode provocar foliculite e pelos encravados se não for feita de um modo adequado.

Depilação com linha

Esse tipo de técnica também é conhecida como depilação egípcia ou iraquiana. É feita utilizando uma linha enrolada nos dedos das mãos - que pode ser de algodão, seda ou mesmo poliéster, depende da escolha da profissional - e se retira os pelos um a um. Pode ser algo um pouco mais demorado, mas é feito em todas as regiões do corpo. O resultado tem durabilidade igual a da cera, em média um mês, pois retira o pelo desde a raiz.

Laser e fotodepilação

Tanto um quanto o outro são ativados pela melanina, pigmento presente no pelo. O laser destrói a estrutura do folículo piloso, que gera os fios, enquanto na fotodepilação, feita com a luz pulsada intensa (IPL), ele é destruído de forma gradual.  A segunda opção é menos dolorida e agride menos a pele também.

Durante os dois tratamentos, a região não pode ser exposta ao sol! Ambos prometem uma eliminaçao definitiva de até 95% dos pelos, mas deve ser feita uma manutenção. O preço é um pouco mais salgado do que os outros métodos e deve ser feitos em clínicas especializadas.

O laser é indicado para pessoas com pele clara e fios pretos, já a fotodepilação tem um sistema IPL, chamado Quantum, que está programado para qualquer tom de pele, incluindo o negro.

Bom, agora o que não falta são opções para  eliminar os pelos do corpo. Já escolheu qual depilação é a melhor para você?

+ Lipoaspiração - saiba o que é e para quem serve essa cirurgia plástica

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.