Tamanho do texto

Os benefícios do colágeno hidrolisado vão além de uma pele bonita. Nutricionistas avaliam a substância e falam como inclui-la na rotina

O colágeno é o melhor amigo da pele bonita . Se for o colágeno hidrolisado, melhor ainda. Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, no interior de São Paulo, avaliou mulheres entre 45 e 60 anos por um período de 90 dias e indicou que a ingestão da proteína contribiu para que a pele ficasse mais elástica e firme e também se mostrou eficaz na redução da flacidez

Mantenha a elasticidade da pele com o colágeno hidrolisado
Thinkstock Photos
Mantenha a elasticidade da pele com o colágeno hidrolisado


Segundo a nutricionista Lilian Silva de Andrade, da Nutri Factory, o colágeno é reconhecido como alimento funcional pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e essa versão é melhor absorvida pelo corpo que a não hidrolisada.  "A quebra da proteína do colágeno hidrolisado  transforma os fragmentos em porções muito pequenas e é justamente isso que possibilita uma melhor absorção pelo organismo ( quase 90% desta proteína é absorvida nessa forma)", afirma a nutricionista.

O que é colágeno?

Esse nome é bastante conhecido no universo da beleza, mas você sabe o que é essa substância? 

"O termo 'colágeno' é atualmente utilizado para denominar uma família de pelo menos 27 isoformas de proteínas encontradas em tecidos conjuntivos ao longo do corpo, como ossos , tendões, cartilagem, veias, pele, dentes, bem como nos músculos" , detalha a também nutricionista Kelly Damasceno, da clínica Rainer Moreira. "As cadeias se organizadam de forma paralela a um eixo, formando suas fibras, que proporcionam resistência e elasticidade à formação estrutura presente", completa.

Colágeno como suplemento ou na alimentação?

Essa subtância é uma proteína de origem animal. Diante disso, por que ingerir um suplemento e não consumir uma porção de carne, por exemplo? As nutricionistas explicam. 

"Uma porção do suplemento de colágeno hidrolisado oferece ao corpo uma porção de quase  dez vezes mais aminoácidos quando confrontado a um bife de 100 gramas", compara Lilian. "O colágeno hidrolisado é puro, diferente da carne que possui gordura e colesterol na fibra da proteína", fala Kelly. 

Lilian ainda defende que é importante para a saúde e bem-estar buscar uma alimentação equilibrada, mas também lembra que a correria do dia-a-dia atrapalha essa tarefa e que o fator idade contribui na redução de absorção natural deste nutriente. Por isso, sob orientação profissional, vale buscar uma suplementação

De acordo com Kelly, o colágeno hidrolisado pode ser consumido no desjejum, no lanche ou na ceia. E a quantidade recomendada é até 10 gramas por dia. 

Além da pele

Esse nutriente não colabora apenas para a beleza da pele. "Várias pesquisas têm mostrado a importância do colágeno na manutenção e reconstituição de ossos, tecidos cartilaginosos e matriz extracelular, onde são atribuídas propriedades terapêuticas no tratamento de doenças dos ossos e articulações (osteoartite, artrite reumatoide e osteoporose)", lista Kelly. Ela ainda cita que a proteína hidrolisada pode ser usada para prevenir o envelhecimento, como anti-hipertensivo e na proteção contra úlcera gástrica.

Lilian também fala do consumo por atletas. "Além de apresentar um baixo índice glicêmico o colágeno proporciona aos atletas aminoácidos específicos ao metabolismo", afirma. 

Até quem quer entrar em forma pode consumir colágeno hidrolisado. "Estudos comprovam que sua ingestão também  está associada ao aumento da saciedade , favorecendo ao emagrecimento ", diz Lilian.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.