Tamanho do texto

Dermatologista conta o que é e como tratar a psoríase, doença que atinge muitas mulheres, como a socialite Kim Kardashian

Em 2010, Kim Kardashian descobriu que tinha psoríase, algo que ela mesma considerava o seu "grande defeito" e por muito tempo tentou esconder, cobrindo a região com maquiagem e roupas. Mas desde então, a socialite, de 35 anos, fala abertamente sobre o assunto - que tomou conta na época em que participava do reality show 'Keeping Up With The Kardashians'.

+ Em busca de beleza, mulheres passam por tratamentos bem diferentes; você faria?

A atriz Ciena Rae Nelson é uma das mulheres que também sofre com a psoríase. Ela divulgou uma foto nas redes sociais com e sem maquiagem .
Reprodução
A atriz Ciena Rae Nelson é uma das mulheres que também sofre com a psoríase. Ela divulgou uma foto nas redes sociais com e sem maquiagem .


Após algumas fotos serem divulgadas pela imprensa nos últimos dias, a doença de Kim voltou á tona, o que a levou a escrever sobre o assunto em seu site: "Eu tenho ( psoríase ) na minha perna direita e é bem visível. Não tento cobrir isto mais. Às vezes, sinto que esse é meu grande defeito e que todo mundo sabe dele, então para que cobri-lo?", disse ela.

Mas não é só a socialite que sofre com isso, outras celebridades como Britney Spears , Cara Delevigne e Cameron Diaz também passam pelos mesmos problemas. Para entender um pouco mais sobre a psoríase, o dermatologista Luis Eduardo, da Clínica Mais Excelência Médica, conta o que é e quais são as formas possíveis de tratamento, para melhorar a aparência da região afetada.

O que é a psoríase

A psoríase é uma doença que acontece na pele e nas articulações. É uma inflamação crônica , mas não é contagiosa. Você não vai pegar psoríase se sentar perto ou mesmo se encostar em um paciente com lesões na pele.

Essa doença tem uma causa genética muito complexa e está relacionada com outras doenças que o paciente pode ter. Existe uma relação importante com alguns hábitos de vida como o consumo de álcool e o fumo. O estresse psicológico também pode piorar a doença.

Formas e Tratamentos

Existem várias formas de psoríase na pele, e vários tipos de tratamentos. Nas formas mais leves podemos iniciar o tratamento com cremes e loções. Outras opções para formas mais graves podem ser a fototerapia (uma câmara com lâmpadas que emitem uma luz semelhante à do sol), laser (mais usado em lesões localizadas que não melhoram com cremes) e alguns comprimidos, nesses casos o acompanhamento com médico dermatologista é essencial.

Nas formas graves que não respondem aos outros tratamentos, podemos usar medicações mais específicas chamadas de biológicos. Essas medicações são anticorpos ou proteínas produzidas em laboratório, elas possuem uma função específica para eliminar a inflamação que causa a psoríase.

A psoríase ainda não tem cura, mas o controle das lesões é possível, o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente.

Algumas dicas para os pacientes que possuem a doença:

• Hidrate todos os dias sua pele com cremes (de preferência procure cremes sem cheiro, comprados em farmácia);

• No banho use sabonetes que são mais hidratantes, não use bucha para tentar remover as escamas das lesões;

• Se possível, exponha as lesões ao sol por poucos minutos (de 5 a 10 min.), faça isso pela manhã até umas 10h.

• Suspenda o fumo e o consumo de álcool;

• Não use formulações caseiras e não acredite em tratamentos que prometem a cura.

Durante todo o tratamento, muitas mulheres buscam conforto na maquiagem para esconder as manchas. Mas mesmo essa camuflagem não é tão simples quanto parece. Caso você também seja diagnosticada, veja alguns truques para colocar em prática no dia a dia:

-Primeiro faça uma lista de produtos que você tem intenção de comprar e consulte o dermatologista antes de usá-los. Existem maquiagens direcionadas para quem tem a pele sensível e, geralmente, são os mais recomendados. 

-Monte um kit para retoques durante o dia e que pode ser guardado dentro da bolsa.

-A maquiagem pode ressecar a pele e com isso piorar as crises de psoríase. Com a região já limpa, hidrate a superfície antes de aplicar as correções.

-Não importa a situação, menos é mais. Primer, base, corretivo (se necessário) e pó já são produtos de maquiagem sufucientes para cobrir as placas. As texturas mais líquidas exigem um pouco mais de hidratação antes de aplicá-las, mas conseguem atingir um resultado mais natural.

-Para disfarçar as manchas avermelhadas, use um pouco de corretivo verde antes de aplicara base. Ele ajudará a nivelar as cores.

-Maquiagens com glitter ou tons metalizados não são tão indicados porque podem causar irritação e piorar a crise de psoríase.

Leia também:
+ Todas as dicas para conseguir o loiro platinado ideal para você

+ Hidratação: quando e como cuidar dos fios ressecados


    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.