Tamanho do texto

Descubra como funciona o tratamento que ajuda a fortalecer o cabelo e evitar a perda dos fios

A calvície ou alopecia androgênica é uma das principais queixas da vaidade feminina. Ela pode atingir o couro cabeludo por estresse, desequilíbrio hormonal, genética ou inflamação no couro cabeludo.

Em casos mais severos, a perda pode ser de até 30% a 50% da massa capilar
Thinkstock/Getty Images
Em casos mais severos, a perda pode ser de até 30% a 50% da massa capilar


Nós perdemos em média cerca de 100 fios, que saem a cada escovada ou lavagem. Quando ele cai é automaticamente substituído por outro, porém, a pessoa que sofre de queda de cabelo perde além dessa medida.

A empresária e blogueira Mary Ann​​ explica que muitas clientes vão a seu salão com queixas de afinamento e diminuição do volume dos cabelos. Após fazer um diagnóstico, há as seguintes possibilidades de tratamentos: o clínico, que consiste em cápsulas de vitaminas específicas e loções capilares ou cirurgia, ou no salão de beleza ou em casa, optando pelo uso do detox capilar.

Segundo a especialista, o ideal é fazer uso de tônicos que ativem a circulação e são responsáveis pela nutrição dos fios. Outra dica importante é o uso da máscara capilar, rica em vitaminas para proteger o cabelo e evitar a queda. “A máscara traz diversos benefícios. Além de hidratar, fortalece os fios, dá brilho e maciez”, explica Mary Ann.

Veja o passo a passo para desintoxicar o couro cabelo, evitar a queda e fortalecer o fio. Lembrando que o detox é um tratamento que também pode ser usado em cabelos com escova progressiva.

Passo 1 -  Proteger o fio
Utilize produtos que tenham proteína em sua fórmula. Aplique no comprimento dos cabelos ainda secos, em quantidade suficiente para umedecer as mechas. 

Passo 2 - Desintoxicar o couro cabeludo
Escolha um tônico a base de nutrientes e vegetais, e aplique no couro cabeludo com um pincel. Com as pontas dos dedos (sem usar as unhas), faça uma massagem vigorosa de três minutos por toda a cabeça, começando pela parte posterior. Isso vai promover a limpeza e ativar a circulação. Deixe agir por 20 minutos.

Passo 3 - Xampu adstringente
Lave os cabelos com o xampu. Para espalhar melhor e não deixar resíduo, o segredo é dilui-lo com um pouco de água em uma cumbuca.

Passo 4 - Condicionador 
Para finalizar o tratamento, aplique o condicionador do comprimento às pontas - sempre evitando o contato com o couro cabeludo. Massageie mecha por mecha e deixe agir por 2 minutos. Em seguida, enxágue bem. 

Passo 5 - Secagem e Finalização
Retire o excesso de água com uma toalha. Após, seque os cabelos com um secador ou faça uma escova, sem utilizar produtos finalizadores.​

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.