Tamanho do texto

Componentes encontrados nos xampus e nos condicionadores podem ser os grandes vilões de uma cútis mais bonita

No dia a dia, a pele está exposta a diversas agressões ambientais e de rotinas de beleza. Se em algum momento você observou irritação, espinhas, vermelhidão ou falta de viço, a causa pode ser a escolha dos seus produtos de cabelo.

Componentes do xampu e do condicionador podem prejudicar a aparência da pele
Thinkstock/Getty Images
Componentes do xampu e do condicionador podem prejudicar a aparência da pele


Karen Hammerman, do grupo de dermatologia Schweiger Dermatologia Grupo, de Nova York, esclareceu alguns desses problemas e pontuou os componentes prejudiciais que podem ser encontrados nas composições dos produtos utilizados. Será que algum deles está no seu banheiro?

Conheça alguns ingredientes que podem causar danos a sua pele:

-Propilenoglicol

Encontrado em  xampus, condicionadores e muitos outros produtos cosméticos. Infelizmente, isso pode ser irritante e, em alguns casos, provocar secura e caspa. Se você descobriu que sua pele ficou mais seca ao longo do tempo, o propilenoglicol pode ser um fator contribuinte - já  que se mantém na superfície da pele depois de lavá-lo, dissolvendo as gorduras e óleos que ajudam na nutrição.

-Silicone

Se você tem acne, tente evitar produtos que agreguem óleo para o seu cabelo. Se a compodição diz "oil-free", os produtos ainda podem conter ingredientes que causam espinhas. Fique longe de miristato de isopropilo, óleos, silicone, petróleo, óleo mineral, óleo de jojoba e manteiga de karité. Nem todos esses ingredientes são prejudiciais, mas eles podem piorar a situação.

-Pantenol

É um ingrediente poderoso conhecido por hidratação, espessamento e aumento do corpo do seu cabelo. A sua estrutura molecular permite atrair a umidade da atmosfera ligado a moléculas de água. O resultado é que o pantenol ajuda a hidratar o cabelo, mas desidrata a pele. Além disso, como pantenol também se espalha uniformemente sobre a superfície do fio, formando uma película lisa sobre cutícula do cabelo, aumentando os reflexos de luz e facilitando o desmanche de nós. Mas por ser muito hidratante, também pode ser a razão de pele craquelada. Tente um produto livre de pantenol e você poderá ver uma melhoria drástica.

-Detergentes

Lauril sulfato de sódio e lauril sulfato de amônio são os detergentes ricos em espuma e sabão quando você utiliza para lavar os cabelos. Algumas pessoas tornam-se sensíveis ao componente ao longo do tempo, o que significa que você pode desenvolver uma reação alérgica ao seu produto favorito. Se você tem pele sensível, tente comprar produtos livres de sulfato.

Você também pode apsotar na "tentativa e erro" para descobrir possíveis culpados para seus problemas de pele, trocando os produtos e observando as reações. Na hora do banho, comece lavando e condicionando os fios e incline a cabeça para o lado para manter o resto de produto longe de seu rosto, peito e costas. Depois desse processo, utlize um sabonete suave para eliminar a sujeira do corpo.

*Fonte: Byrdie