Sexo é indispensável em uma relação amorosa?
Reprodução/Uol
Sexo é indispensável em uma relação amorosa?

Para você, qual é a importância do sexo dentro de um relacionamento? Essa foi uma das perguntas que o aplicativo global de relacionamento Inner Circle fez aos seus membros em uma pesquisa especial para o Dia do Sexo. Ao todo, 1.000 usuários participaram. Dos entrevistados, 60% consideram o sexo como a parte mais importante de uma relação, enquanto 24% não o consideram uma prioridade e 16% sequer atribuem muita importância, vendo o sexo como um tipo de “bônus."

Com o resultado surpreendente de que mais da metade considera o sexo a parte mais importante de uma relação, é interessante mencionar que 9 em cada 10 membros que responderam à pesquisa afirmaram que a qualidade antecede a quantidade quando o assunto é sexo. Ou seja, para os entrevistados, o sexo é uma prioridade dentro de um relacionamento quando ele tem qualidade, o que está diretamente ligado ao nível de intimidade e segurança entre o casal.

No dia 6 de setembro, comemora-se o Dia do Sexo, e apesar de ainda persistir o estigma em torno do tema, a pesquisa apontou que as pessoas estão se sentindo mais confiantes para falar sobre ele: 64% não têm nenhum problema em discuti-lo abertamente. Além disso, 21% destacaram que essa disposição depende da situação e das pessoas envolvidas na conversa. 

Mesmo que as pessoas sintam mais liberdade para falar sobre sexo, ainda existem muitos tabus que o cercam. Talvez um dos mais comuns seja qual seria o momento ideal para transar com alguém pela primeira vez. Para 34% dos entrevistados, um date já está ótimo. Dois dates foram a escolha de 25% dos participantes. 

Mas, a que se deve esse ganho de confiança? Para Rafael Horta, Head de Marketing LATAM do Inner Circle: “As pessoas estão cada vez mais confortáveis e seguras para falarem sobre sua sexualidade e preferências. Esse é o tipo de comportamento que incentivamos em nossa comunidade. Queremos que todos sejam verdadeiros sobre seus desejos e se sintam confiantes para explorá-los. Desde o princípio, o Inner Circle defende a qualidade dos matches e não a quantidade, então ver que nossos membros pensam da mesma forma nos mostra que estamos seguindo o caminho certo.”

Outro dado que reforça essa confiança é que as pessoas estão deixando de reprimir suas fantasias sexuais. Quando questionados sobre em qual estágio do relacionamento eles abordam esse tópico, 37% afirmam que preferem falar nos primeiros meses, após um ou dois meses – tempo suficiente para ganharem confiança e compartilharem suas preferências entre quatro paredes. E 29% admitem já discutir isso desde o início, logo nos primeiros encontros.

Muitos estudos apontam que uma vida sexual saudável e ativa pode contribuir positivamente para diversos aspectos da saúde. E, assim como todos experimentam altos e baixos emocionais, o Inner Circle buscou descobrir até que ponto o bem-estar emocional afeta a vida sexual de seus membros. Para a maioria, 61%, o bem-estar emocional está diretamente relacionado, e 30% acreditam que ele tem um impacto positivo, até ajudando a aliviar o estresse do dia a dia.

"Esse dado reforça como é essencial estarmos bem com nós mesmos antes de iniciarmos um relacionamento. E que bom que hoje temos mais acesso a informações e falamos abertamente sobre a importância do autoconhecimento, até mesmo para nos ajudar a estabelecer limites e explorar o sexo com mais segurança, confiança, autoconhecimento e prazer. E no final das contas, há algo melhor do que isso?" – finaliza Rafael Horta.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!