Cinco sinais de que a tóxica da relação pode ser você

Bisbilhotar o celular do parceiro, ciúme excessivo, críticas constantes... Sempre buscamos no outro a culpa por algo que não vai bem no relacionamento. Mas, e quando a pessoa tóxica é você? Olhar para si mesma e reconhecer os próprios traços de toxicidade é o primeiro passo para lidar com a insegurança, aprender com seus erros e construir uma relação saudável.

Relacionamento Abusivo vs Relacionamento Tóxico

"Primeiramente, acho importante enfatizar que é muito raro uma mulher ser abusiva na relação. Ela pode ser tóxica, mas abusiva é um caso muito esporádico. Para um relacionamento ser abusivo, ele precisa ter uma disparidade de poder, e nós sabemos que as mulheres são figuras consideradas mais 'fracas', do ponto de vista da sociedade patriarcal", afirma a psicóloga Luanna Debs, especialista em relacionamentos abusivos. A seguir, ela lista cinco sinais de que a pessoa tóxica da relação pode ser você; confira!

#1 Insegurança excessiva

"Situações corriqueiras do dia a dia, como seu parceiro estar muito ocupado no trabalho e não ter tempo de te mandar mensagem, são lidas como um verdadeiro mártir, como se fosse algo te apunhalando pelas costas, quando, na verdade, isso não era para ser um motivo plausível de briga", comenta a psicóloga.

Pexels/cottonbro studio

#2 Inveja

"Você não consegue aceitar as conquistas, as vitórias, ou até mesmo a felicidade do seu parceiro. Geralmente, isso acontece por baixa autoestima ou insegurança da pessoa que está sendo tóxica. De certo modo, você queria que tudo aquilo estivesse acontecendo com você e, assim, fica frustrada".

Pexels

#3 Críticas constantes

"Falar mal da aparência, de como seu parceiro fala e age, de como ele se veste, são coisas que podem até serem vistas como cuidado, como se você quisesse ajudá-lo a melhorar, mas, na verdade, isso suga as energias do outro e é mais um comportamento que pode existir por conta da própria insegurança", afirma Luanna.

Pexels/Alex Green

#4 Controle excessivo

"Você precisa saber onde o seu companheiro está, para onde vai, com quem vai, que horas volta para casa, que horas sai do trabalho. É uma forma de controlar cada passo que ele dá para ter o controle de absolutamente tudo, e assim, saber que ele não está te traindo, por exemplo", cita.

FreePik

#5 Privacidade não respeitada

"Bisbilhotar o telefone, o computador e até mesmo o armário ou um espaço pessoal do seu companheiro, em busca de alguma 'prova' de que ele está fazendo algo errado, como trair, é um dos principais sinais de que você está sendo tóxica. Todo mundo deve ter a privacidade respeitada", finaliza Luanna Debs.

FreePik

Quer mais?

Acesse a página do iG Delas e fique por dentro de todas as tendências de moda, beleza e decoração, além de conteúdos sobre sexo, comportamento e maternidade! Clique no link para saber mais:

Veja mais Top Stories