Ser traído é uma das experiências mais difíceis dentro de um relacionamento. Perder a confiança em seu parceiro pode ser extremamente traumático e desolador. Mas será que é possível perdoar uma traição?
Cada relacionamento é único, e cada infidelidade também. O psicólogo e terapeuta de casais Lukas Justino cita que a carência e o desejo de vingança são os principais motivos que levam uma pessoa a trair.
Existem prós e contras de aceitar uma infidelidade do parceiro. Por um lado, perdoar leva à cura e livra as pessoas do ressentimento, mas essa não é uma tarefa fácil e requer muito trabalho e atenção de ambos.
Cris Monteiro explica que cada casal tem seus próprios limites e valores. “Alguns consideram que certas formas de traição são imperdoáveis, como relacionamentos duradouros fora do casamento. É importante estabelecer limites claros no relacionamento e comunicar essas expectativas ao parceiro. O perdão também está sujeito à gravidade da traição e à vontade do casal de trabalhar na reconciliação”, conta.
Apegar-se ao propósito desta união, ao projeto familiar, dará forças para continuar. "Somente pela família ou pelos filhos serão capazes de qualquer sacrifício. A espiritualidade é uma potente ferramenta de apoio e sustentação emocional. Tenham fé e acreditem em seu poder para fazer diferente", conta a psicóloga.