É possível perdoar uma traição? Psicólogos respondem

Ser traído é uma das experiências mais difíceis dentro de um relacionamento. Perder a confiança em seu parceiro pode ser extremamente traumático e desolador. Mas será que é possível perdoar uma traição?

A resposta dos especialistas consultados pelo iG Delas é clara: não existe uma solução conclusiva para essa dúvida. A infidelidade tem várias causas complexas e multifacetadas e cada situação é única, mas existem mecanismos que podem ajudar um casal a sair dessa situação. Confira!

O que causa a infidelidade?

Cada relacionamento é único, e cada infidelidade também. O psicólogo e terapeuta de casais Lukas Justino cita que a carência e o desejo de vingança são os principais motivos que levam uma pessoa a trair.

“Pode ser que a pessoa sinta carência do início da relação, de quando existia tensão sexual. Ou por vingança, seja porque ele também cometeu um ato de infidelidade ou por alguma outra coisa que tenha deixado essa pessoa muito chateada.”

O que perdoar uma infidelidade acarreta?

Existem prós e contras de aceitar uma infidelidade do parceiro. Por um lado, perdoar leva à cura e livra as pessoas do ressentimento, mas essa não é uma tarefa fácil e requer muito trabalho e atenção de ambos.

No final do dia, o perdão é uma escolha pessoal e individual. A psicóloga e terapeuta de casais Cris Monteiro explica que perdoar a traição pode ser um processo difícil, mas é possível quando há uma verdadeira compreensão das causas que levaram a traição e um compromisso genuíno de reconstruir a confiança.

“O perdão saudável envolve trabalho emocional e a terapia de casal pode ser útil nesse processo. E eu sempre digo que as medidas devem ser equivalentes… É preciso que a pessoa que traiu sinta como a pessoa que foi traída se sentiu. Também é importante reconhecer quando a traição não é culpa de uma parte exclusiva”

“Ou seja, nem sempre a culpa é apenas de quem traiu… Quem foi traído, também pode ter tido sua parcela de contribuição. Isso é um assunto bem polêmico, que requer muita maturidade e cabeça aberta para compreender a fundo", conclui.

Existe algum tipo de infidelidade que não devemos perdoar?

Cris Monteiro explica que cada casal tem seus próprios limites e valores. “Alguns consideram que certas formas de traição são imperdoáveis, como relacionamentos duradouros fora do casamento. É importante estabelecer limites claros no relacionamento e comunicar essas expectativas ao parceiro. O perdão também está sujeito à gravidade da traição e à vontade do casal de trabalhar na reconciliação”, conta.

Como perdoar?

Apegar-se ao propósito desta união, ao projeto familiar, dará forças para continuar. "Somente pela família ou pelos filhos serão capazes de qualquer sacrifício. A espiritualidade é uma potente ferramenta de apoio e sustentação emocional. Tenham fé e acreditem em seu poder para fazer diferente", conta a psicóloga.

Ela também conclui que é necessário investir em uma comunicação aberta e sincera, expressar os sentimentos, compreender as emoções de ambos, reconstruir a confiança por meio de ações consistentes, estabelecer metas e compromissos mútuos, sempre mantendo o foco na construção de um relacionamento mais saudável e fortalecido. E, pode parecer cliché, mas a terapia de casal é uma ferramenta que pode ser importantíssima nesse processo.

Leia mais sobre o tema no nosso site. Clique aqui!

Veja mais Top Stories