Dia dos Namorados: você sabe qual a origem da data?

Entenda porquê, no Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho e conheça as tradições ao redor do mundo

Você já se perguntou o porquê de os brasileiros comemorarem o Dia dos Namorados em junho, enquanto o mundo todo celebra a data em fevereiro? Ou então quando surgiu o costume de presentear o parceiro com chocolates?

Essas questões e outras curiosidades sobre esse dia criado para celebrar o amor entre os casais foram destrinchadas a seguir pelo Leo Lousada, apresentador do canal Conhecimentos da Humanidade.

Pexels/Klaus Nielsen

A origem do dia

Supõe-se que a data de surgimento do Dia dos Namorados, celebrado no restante do mundo como Dia de São Valentim, é de por volta de 498 d. C. Na época, o imperador romano teria proibido casamentos, e um padre, chamado Valentim, questionou a decisão do império.

Por que o Brasil não comemora o Dia dos Namorados em fevereiro?

No Brasil, comemoramos o Dia dos Namorados no dia 12 de junho devido a uma campanha de João Agripino da Costa Dória Neto, então prefeito de São Paulo e pai do ex-governador João Dória, para incentivar as vendas no comércio paulista. Com o slogan "Não é só com beijos que se prova o amor", a campanha de 1949 foi o pontapé para a comemoração da data em junho por todo país.

Cartas para Julieta

Ainda hoje, existe uma tradição em Verona, na Itália, em que chegam inúmeras cartas destinadas à Julieta, da peça de Shakespeare "Romeu e Julieta", durante o Dia dos Namorados. A cidade é lembrada por ser o cenário da história do casal fictício, tido por alguns como o maior romance de todos os tempos. Em Verona, está a Casa de Julieta, casa e museu de estilo gótico que teria inspirado Shakespeare e que é referenciada como a casa do amor e visitada por muitos turistas.

Por que dar chocolate de presente?

A marca de chocolates inglesa CadBury é a responsável pela criação do costume de presentear o parceiro com chocolate no Dia dos Namorados, que evoluiu para caixas de bombons como conhecemos hoje. Em 1800, Richard CadBury, criador da marca, produziu a primeira caixa de chocolates destinada à data.

Pexels/Engin Akyurt

Diferentes presentes ao redor do mundo

Mundialmente, é bastante comum os presentes não serem uma tradicional caixa de chocolates. No sudeste asiático, por exemplo, as pessoas dão rosas, e a quantidade varia conforme a intensidade do sentimento. Além disso, na Alemanha há o costume de dar porcos de pelúcia pelo fato de, ao longo da história, o porco estar relacionado a uma cultura de luxúria e sorte.

Pexels/Jess Bailey Designs

Quer mais?

Acesse a página do iG Delas e fique por dentro de todas as tendências de moda, beleza e decoração, além de conteúdos sobre sexo, comportamento e maternidade! Clique no link para saber mais:

Veja mais Top Stories