Ginecologista explica se é possível contrair IST pelo contato do esperma com os olhos
Divulgação
Ginecologista explica se é possível contrair IST pelo contato do esperma com os olhos

De acordo com o Ministério da Saúde, as Infecções Sexualmente Transmissíveis, também conhecidas como DST, são causadas pelo HIV, Hepatite B e C, Sífilis, Gonorreia, Clamídia, HPV, HTLV, herpes entre outras.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais! 

De acordo com a ginecologista e associada da AMCR, Dra. Veridiana Salutti, elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal ou anal), sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. "Essas doenças podem ser transmitidas durante a gestão, parto ou amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas", comenta Veridiana.

Porém, uma dúvida recente surgiu: será que é possível contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis pelos olhos, ou seja, se esperma nos olhos faz mal? E segundo a ginecologista a resposta é sim, pois a mucosa ocular, assim como as mucosas nasal, da boca e genitais, podem ser a porta de entrada para as ISTs.

"O risco de contaminação é menor devido à área do olho ser pequena e, normalmente, acontece de maneira acidental, mas caso ocorra o contato, o ideal é lavar o local com soro fisiológico e não usar água, sabão e nem água destilada", explica a associada da AMCR.

Veridiana complementa dizendo que o risco de contaminação também existe com o contato do esperma com a boca, mesmo que a pessoa não engula o sêmen. Em ambas as situações, quando for contraída as infecções, o ideal é procurar um atendimento especializado.

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

"A prevenção é a melhor saída. Como dica sempre falo para as pessoas estarem com os exames em dia e usarem camisinha, até no sexo oral", finaliza a ginecologista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!