'Avatar: O Caminho da Água' estreia hoje (15) nos cinemas brasileiros. Em entrevista ao canal oficial da Variety, o diretor do longa, James Cameron, afirmou que o longa é o filme "mais empoderador" para mulheres até agora.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
O empoderamento, segundo Cameron, é representado pela personagem Neytiri (Zoe Saldana), guerreira que está grávida no segundo capítulo da saga. A gestação, para o diretor, é uma forma de quebrar muitos esteriótipos, como o de que mulheres grávidas são impotentes e fracas.
“Todo mundo está sempre falando sobre o empoderamento feminino”, disse Cameron. “Mas qual é a parte tão importante da vida de uma mulher que nós, como homens, não experimentamos? E eu pensei, 'Bem, se você realmente vai descer na espiral do empoderamento feminino, vamos ter que ter uma guerreira que está grávida de seis meses na batalha."
Para Cameron, o destaque de mulheres grávidas não acontece em nossa sociedade. "Antigamente as mulheres tinham que lutar pela sobrevivência e proteger seus filhos, e não importava se estavam grávidas. E as mulheres grávidas são mais capazes de serem muito mais atléticas do que nós, como cultura, reconhecemos. Eu pensei, 'Vamos tirar os verdadeiros limites'. Para mim, foi o último bastião que você não vê”, disse.
O diretor também comparou o protagonismo feminino em seu filme com os exemplos prévios de personagens na cultura pop. Para Cameron, as mulheres de 'Avatar: O Caminho da Água' superam a representatividade de Mulher Maravilha, da DC, e Capitã Marvel, da Marvel.
“Mulher Maravilha e Capitã Marvel – todas essas outras mulheres incríveis aparecem, mas elas não são mães e não estão grávidas enquanto lutam contra o mal”, explicou o cineasta.