A mulher está, cada vez mais, buscando e valorizando a confiança, a
liberdade e a autonomia que o autocuidado e o bem-estar íntimos
proporcionam. Reconhecemos o nosso direito ao desejo de uma vida sexual plena e prazerosa, seja acompanhada ou sozinha, sem desconforto, independente das mudanças que atravessamos da menstruação até a chegada da menopausa.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Dois grandes aliados da mulher na busca pelo contentamento e por uma vida sexual prazerosa são os lubrificantes íntimos vaginais e os vibradores - mesmo que muitas mulheres ainda sintam vergonha em tocar no assunto ou não saibam como utilizá-los.
Lubrificantes
Ainda existe um certo preconceito em torno do uso de lubrificantes, já
que, muitas pessoas, acreditam que só as mulheres que não têm lubrificação natural “precisam” utilizá-los. Ledo engano…
Quando a mulher o conhece, assim como as suas vantagens, percebe o
quão “amigo” ele pode ser, em várias etapas de sua vida. Além de ser um aliado nas relações sexuais, masturbação e no uso de vibradores, tem muitas outras serventias importantes.
Na primeira relação sexual com penetração, o uso do lubrificante ajuda,uma vez que proporciona menos dor e desconforto, fazendo com que não seja um momento de tensão e sim de prazer, como deve ser.
Assim como quando a mulher chega ao climatério e na menopausa e há
um ressecamento vaginal natural, os lubrificantes hidratantes com
componentes que previnem o ressecamento da região íntima feminina, podem ser usados para hidratação íntima e na relação sexual.
Durante a menstruação, a mulher também tem menos lubrificação
natural e os lubrificantes facilitam a colocação dos absorventes íntimos e coletores menstruais, evitando que estes machuquem a região íntima feminina.
No cuidado com a saúde íntima, como benefício na hidratação do canal
vaginal e na introdução de medicação como óvulos ou cápsulas, o lubrificante também é indicado.
E claro, é um amigão na hora das relações sexuais por prazer, seja na
masturbação, solo ou com parceiro ou no uso do vibrador. O lubrificante é um adicional ao deslizamento, hidrata a região íntima, além de deixar o sexo mais prazeroso, aumentando a sensibilidade ao toque, diminuindo o atrito e o ressecamento. E deixa o sexo mais seguro, já que auxilia para o não rompimento do preservativo.
Por isso, a crença de que lubrificante é só para resolver um problema ou apenas tem a função de “lubrificar” na hora da relação sexual, precisa ser deixada de lado para que novas sensações possam ser descobertas e que a mulher não sinta desconforto nem dor, para que sua saúde íntima e seu prazer, em qualquer idade, sejam preservados.
Vibradores
Outro grande amigo das mulheres é o vibrador. Seja sozinha ou
acompanhada, o seu uso abre um mundo de possibilidades de prazer. Mas, se ainda existe preconceito em relação aos lubrificantes, os vibradores também sofrem desse mal. Além disso, o mercado de produtos eróticos ainda é fortemente sexista, influenciado pelo imaginário da pornografia.
Sorte que, além da cabeça das mulheres, o mercado também está
mudando. Primeiro com produtos que manifestam novas relações com a
intimidade feminina, desenvolvidos com testes, protótipos e muita escuta, sendo criados por quem vai utilizá-los. E depois, com as mulheres, que estão atrás do entendimento do seu corpo e buscando relações mais prazerosas.
O vibrador chega com um novo conceito de design e funcionalidades,
que inspira diversos usos na relação de cada mulher com o próprio corpo e com o prazer.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
A intimidade é uma parte muito importante da vida da mulher e deve ser abraçada sem culpa e sem vergonha. Buscar entendimento do seu próprio corpo e aquilo que faz bem para cada uma deve ser uma coisa simples, sem medo ou preconceito. Procurar e adquirir um lubrificante que seja adequado ao seu momento e necessidade, assim como um vibrador, deve ser tão natural, como comprar um sapato novo.