Guia do sexo na menstruação: Pode? ajuda a acabar com a cólica? Tire dúvidas

Mitos, verdades e dicas: tudo o que você precisa saber sobre o sexo durante o período menstrual, sem tabus

De acordo com  um estudo feito pela marcas de absorvente Sempre Livre em 2018, 40% das mulheres entrevistadas se sentiam sujas quando menstruadas e apenas 30% não consideravam a menstruação algo nojento. Quando se fala em sexo durante a menstruação, então, os preconceitos ficam ainda maiores -- e a ignorância também, muitas mulheres ainda acham que não faz bem transar menstruada.


Sexo na menstruação pode ser seguro e prazeroso quando a mulher deixa o preconceito de lado
Foto: shutterstock
Sexo na menstruação pode ser seguro e prazeroso quando a mulher deixa o preconceito de lado


Diante disso, montamos um guia do sexo na menstruação para acabar com vários tabus que ainda rondam esse tema. 

Pode fazer sexo na menstruação?

Relações sexuais durante o período menstrual são seguras e, diferente do que muita gente acha, não aumentam os riscos de transmissão de DSTs. Segundo a ginecologista Jessica Shepherd, o que pode acontecer é a menstruação alterar o pH da região íntima, aumentando um pouco o risco de infecções vaginais. (Leia mais sobre eventuais  riscos do sexo na menstruação )

Portanto, as mulheres não devem deixar a proteção de lado em nenhuma situação, redobrar a atenção para a higiene íntima e sempre lembrar de fazer xixi após a transa , principalmente nesse período.

Inclusive, muitas mulheres relatam aumento da libido durante esse período, apesar de não existirem evidências científicas que comprovem isso. Ainda assim, pode ser uma ótima experiência para o casal.

Você viu?

Existe risco de engravidar?

Apesar de a menstruação ser justamente o processo de descarte de um óvulo não fecundado e de o período de ovulação, é possível que a mulher engravide se fizer sexo sem proteção durante os dias em que estiver menstruada.

Não se deve descartar o uso de contraceptivos durante o sexo na menstruação, isso porque, além de os espermatozoides poderem sobreviver no corpo da mulher por cerca de 72 horas, nem todas as mulheres têm ciclos regulares. Portanto, se previnam.

E o sexo oral?

Em primeiro lugar, algumas pessoas não se importam com a presença do sangue – que não deixa de ser um fluido corporal tão normal quanto a saliva, o sêmen e o suor, todos normalmente presentes em relações sexuais – na região durante o ato. Em segundo, há formas de contornar a situação para que a menstruação não "atrapalhe" as pessoas que se incomodam com ela durante o sexo oral.

Por exemplo, quando a mulher está deitada de barriga para cima, a tendência é que o sangue menstrual escorra menos e na direção oposta ao clitóris. Outra dica é que o parceiro ou a parceira foquem no clitóris e não no canal vaginal. Além disso,  absorventes e coletores menstruais podem ser aliados nesse momento.

Sexo durante o período menstrual reduz as cólicas?

Isso é relativo de mulher para mulher, mas o  médico Roberto Debsk explica que, durante um orgasmo, alguns hormônios relacionados a sensações de bem estar – como a endorfina – são liberados no corpo. Esses hormônios, por sua vez, são capazes de aliviar dores como a cólica. Então, para mulheres que sofrem com esse período demais, transar pode sim ajudar.

O fluxo menstrual não aumenta por conta do sexo

Apesar de algumas mulheres terem essa impressão por conta das penetrações e nas contrações provocadas pelo orgasmos, a atividade sexual não aumenta o fluxo durante os outros dias do ciclo menstrual.

A masturbação também pode ser uma grande aliada

A masturbação já traz muitos benefícios por si só, mas durante a menstruação eles podem ser potencializados. Como foi dito acima, o orgasmo libera hormônios que aliviam nas dores e no mal estar tão típico desse período, além de relaxar os músculos de todo corpo.

Cuidados para evitar a sujeira

Tanto na masturbação quanto no sexo com um parceiro, a menstruação pode acabar sujando alguns lugares. Para evitar isso, forrar o local com uma toalha, preferencialmente de uma cor escura, costuma ser uma boa ideia. Outra dica ótima é aproveitar o banho para ter esses momentos de prazer sem grandes preocupações, já que a água vai limpar tudo imediatamente.