Sexo na gravidez: é comum ter crise de choro como Giovanna Ewbank?
Em vídeo, atriz contou que desabou antes de relação. Especialistas apontam que é natural as mulheres ficarem mais emotivas na gravidez
Por iG Delas | Luiza Lemos |
Na estreia do novo quadro Isolados e Casados , Angélica e Luciano Huck brincaram de um quiz de casal na quarentena com Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso. Na brincadeira, Bruno revelou que a atriz e modelo que está grávida de sete meses teve uma crise de choro no início de uma relação sexual.
Leia também: Pode fazer sexo na gravidez? Veja cuidados e dicas para sentir prazer
Ewbank disse que foi algo inusitado. " Coisa de grávida né? Comecei a sentir uma sensação muito estranha e comecei a chorar muito", afirma a atriz. Mas a situação é mais normal do que parece. Segundo a sexóloga Débora Pádua, as mudanças hormonais podem gerar esta alteração de humor repentina.
"Grávida ou não, as oscilações hormonais não são muito a favor das mulheres. Diferente dos homens, os níveis de hormônio mudam durante o mês e podem gerar esta alteração de humor", afirma Pádua.
Você viu?
Leia também: 10 posições sexuais confortáveis para gestantes
O neurocirurgião e neurocientista do Hospital das Clínicas em São Paulo, Fernando Gomes, afirma que durante a gravidez, a maioria das grávidas vive um período de labilidade emocional
. "Apesar de existir a instabilidade hormonal, a mudança do corpo físico pode produzir aumento da emotividade da gestante", aponta Gomes.
Em momento de crise, o parceiro ou parceira deve trazer um estado de bem-estar. "Paciência, saber que vai passar e entender que às vezes a pessoa precisa mais de um colo do que a relação sexual. Deixe-a acolhida, isso pode facilitar uma nova relação sexual", afirma Débora.
Leia também: Sexo na gravidez é saudável e não machuca o bebê
E Fernando Gomes dá a dica do carinho. "A fórmula mágica é o carinho físico
, desde que concedido, o elogio sincero e uma conversa aberta entre os dois". Fazer o que dá ânimo para a grávida pode auxiliar em um momento de choro ou mudança repentina de humor.