Sexo na gravidez é saudável e não machuca o bebê
Segundo o médico Hugo Miyahira, vice-presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro, sexo durante a gravidez é saudável, aproxima o casal e não prejudica o bebê. “O neném fica dentro da cavidade uterina, e o colo, por sua vez, mantém-se fechado”, explica. Miyahira conclui apontando que o bem-estar da gestante reflete no filho: “A mulher precisa se sentir muito confortável”.
Depois que a barriga aparecer, algumas adaptações podem ser necessárias. O tradicional "papai e mamãe" é uma das poucas posições não recomendadas para as grávidas, pois o abdômen sofrerá pressão. Evite também maneiras semelhantes e deixe a barriga sempre confortável.
“A melhor posição para uma boa noite de amor deve ser aquela que deixe ambos à vontade. 'De quatro' costuma ser a mais confortável para a mulher, além de prazerosa para o homem”, afirma.
Outras posições adequadas:
- O homem fica deitado e a mulher sentada por cima dele. Além do conforto, a gestante pode controlar a intensidade da relação;
- No “meio papai e mamãe”, a mulher fica por baixo e o parceiro por cima. Mas ele não deve deitar totalmente sobre ela. Para poupar a barriga da gestante, o homem deve manter o tronco um pouco elevado;
- A mulher fica deitada de lado, com as pernas flexionadas, de forma que facilite o encaixe do parceiro. A barriga deve ficar apoiada na cama ou em um travesseiro.
É importante lembrar que, se a gravidez for considerada de risco, o médico deverá orientar a frequência das relações sexuais. Caso a penetração seja desaconselhável, outras formas de carinhos podem aproximar o casal.
O desejo da mulher aumenta durante a gravidez?
De acordo com o sexólogo Cassio dos Reis, algumas grávidas sentem muito desejo. “Os genitais ficam mais intumescidos e, normalmente, a excitação intensa”, afirma.