Os encontros casuais começaram a ficar mais frequentes, ele passou a demonstrar mais carinho e você acabou se apaixonando. Porém, nada de ele se manifestar sobre um possível relacionamento sério, muito menos querer te apresentar para os amigos e a família.

Leia também: Aplicativos de namoro: 10 dicas para evoluir a relação online

Muitas mulheres passam pela situação de se apaixonar, mas o homem não dá indícios de assumir um relacionamento sério
shutterstock
Muitas mulheres passam pela situação de se apaixonar, mas o homem não dá indícios de assumir um relacionamento sério

Você se identificou com a situação? Se sim, provavelmente está passando por um momento de dilema na sua vida: será que é apenas casual? Devo insistir em um relacionamento sério ? Calma. É comum sentir-se perdida e ter dúvidas como essas.

Em momentos assim, o melhor a fazer é parar, pensar e analisar a situação. Repensar sobre como ele age com você e se há sinais de que a relação pode se consolidar.

De acordo com a orientadora emocional Camilla Couto, é preciso observar o comportamento, a forma com que a pessoa lida com a relação, a frequência com que ela fala com você e te chama para sair. “Geralmente, já dá para saber logo no início o que a pessoa realmente quer, não é? Aí, é uma escolha sua pagar para ver e investir ou dispensar”, completa.

Muitas vezes, a química nos momentos de intimidade acaba fazendo os sentimentos se confundirem. No entanto, a coach de relacionamento Margareth Signorelli alerta para o fato de que a química não é o suficiente para sustentar uma relação .

“Há outros fatores básicos e essenciais para um relacionamento saudável. Insistir ou não em uma relação com apenas um dos fatores [a química, no caso] depende muito de onde ambos querem chegar”, fala. A coach reforça a importância de ponderar a situação toda. “Em relacionamento, não há regra exata. O ideal é a comunicação para que haja entendimento de ambos sobre expectativas”, acrescenta.

Camilla também fala sobre a importância de conhecer o outro o suficiente para ter certeza de que quer algo a mais com ele.  “Faça uma escolha consciente e baseada nos seus reais desejos. Do contrário, você pode meter os pés pelas mãos e colocar tudo a perder antes mesmo de algo começar”, diz.

A orientadora emocional ainda comenta que o que não pode acontecer é aceitar migalha dos outros, acreditando em desculpas esfarrapadas para não falar com você ou não te ver, perdoar sumiços e reaparições suspeitas. “Valorize-se e ame-se em primeiro lugar! Só assim você será capaz de atrair pessoas que te dão o devido valor e todo o amor que você merece!”, reforça.

Leia também: 19 tipos de homens com quem você não deve ter um relacionamento

Você viu?

Como falar que eu quero um relacionamento sério?

Orientadora e coach emocional indicam que a conversa é o melhor caminho para saber se ele quer ou não um namoro
shutterstock
Orientadora e coach emocional indicam que a conversa é o melhor caminho para saber se ele quer ou não um namoro

Se você avaliou os pontos levantados pelas profissionais e considera que um relacionamento sério é possível, vá em frente! Muitas mulheres sentem-se inseguras em tomar a iniciativa, mas Camilla desconstrói a ideia de que apenas o homem pode tomar a iniciativa. “Mulher pode tudo!”, fala.

Para isso, nada como uma boa conversa. “Convide-o para tomar um café e diga que quer conversar. Fale que a princípio estava tudo bem, mas agora percebeu que está se envolvendo e que nesse momento gostaria de ter um namorado, um relacionamento sério”, sugere Margareth.

Camilla Couto fala para expor claramente quais são as suas intenções e, em seguida, perguntar quais são as do outro. “Afirme que vai entender se ele não quiser e que prefere se afastar”, completa Margereth.

A coach de relacionamento fala também sobre o que é assumir um relacionamento sério. Pode ser que para ele que demonstrar carinho e sair com os amigos seja uma relação estável, apesar de não ter o rótulo. Mas, se você gosta de nomear, é importante falar isso ao seu parceiro, dizendo que as suas intenções são verdadeiras e que você quer algo além.

Se ele sentir o mesmo por você, provavelmente vai ficar aliviado e confortável com a conversa. Assim, poderão conversar sobre as expectativas para esse namoro que se inicia.

Leia também: É normal ter um crush mesmo em um relacionamento sério? Especialistas explicam

Por que assumir é tão importante para você?

Profissionais recomendam avaliar o motivo de você dar tanta importância para um relacionamento sério na sua vida
shutterstock
Profissionais recomendam avaliar o motivo de você dar tanta importância para um relacionamento sério na sua vida

Outro ponto importante dentro desse tema é questionar a necessidade que você tem em estar em um relacionamento sério. “Pare e pense: será mesmo que uma oficialização de namoro é necessária? Na maioria das vezes, o pedido de namoro traz apenas um rótulo, uma mudança de status”, fala Camilla Couto.

A orientadora emocional acredita que, no fundo, o que importa mesmo é como a pessoa te trata, é como você se sente quando estão juntos. Além disso, como Camilla fala anteriormente, é fundamental pensar se você quer mesmo um relacionamento com ele.

Muitas vezes, algumas mulheres querem apenas estar em um relacionamento e não importa muito bem com quem. Então, veem nesses encontros casuais a oportunidade para ter alguém sempre por perto e preencher uma posição que idealizam. “Querem suprir essa necessidade independente da qualidade do relacionamento que possa haver”, explica Margareth.

A coach fala que é interessante procurar ajuda para entender a origem dessa necessidade de um relacionamento sério . “Esse padrão precisa ser mudado porque as quatro bases do relacionamento tem que ser: química, comunicação, mesma visão de futuro e empatia. Que somados podem resultar no amor”, fala. Se não houver isso, talvez o namoro não seja uma saída.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!