No dia 30 de julho de 1955, Joaquim Freitas da Silva, de 87 anos, e Inácia Sousa e Silva, de 84, se casaram em Filadélfia, município que na época pertencia a Goiás, mas hoje faz parte de Tocantins. Durante esses anos de união, os idosos formaram uma família de oito filhos, 26 netos e 17 bisnetos. Preste a completar 63 anos de união, o casal resolveu eternizar esse momento e o amor que compartilham com um ensaio fotográfico que viralizou na internet.
O responsável pelas fotos foi o genro do casal, Ednan Cavalcanti, que trabalha como fotógrafo e cinegrafista. Ele recentemente foi passar uns dias de férias em Goianorte, município de Tocantins em que Joaquim e Inácia moram, e lá teve a ideia de propor um ensaio fotográfico para celebrar os 63 anos de casados dos sogros.
“Tirar as fotos , pra mim, foi gratificante, mas foi bem mais trabalhoso porque eles têm as limitações da idade”, explica o fotógrafo ao Delas . Ele também conta que precisou de mais tempo do que é geralmente necessário para fazer os registros, mas diz que valeu a pena porque achou o resultado incrível. “Eles estavam bem à vontade, o momento que o seu Joaquim mais gostava era quando eu falava pra ele dar um beijo na dona Inácia”, brinca Cavalcanti.
Todos os detalhes do ensaio foram pensados com carinho para deixar as fotos com a marca do casal. “Para o cenário, pensamos em coisas mais antigas, como um casarão, um carro antigo e usamos objetos para retratar fases que eles já viveram. Já o figurino ficou por conta das filhas deles”, diz o fotógrafo.
O ensaio fotográfico está fazendo sucesso
A princípio, o ensaio tinha apenas a intenção de registrar os 63 anos de casados de Joaquim e Inácia, seria um presente para o casal, mas Cavalcanti resolveu postar as fotos nas redes sociais e não imaginava à proporção que essa história ia ganhar.
“Está sendo surpreendente o sucesso que esse ensaio fotográfico está fazendo, é gratificante pra mim como profissional, pois é um reconhecimento pelo meu trabalho”, relata o fotógrafo. “Para eles, também está sendo ótimo. Como moram em uma cidade pequena, todos estão comentando, parabenizando pelo sucesso nas redes sociais, não só aqui no estado, mas em outros estados também”, completa.