Em algum momento da vida, você já deve ter ouvido aquele ditado que diz: “Solteiro, sim. Sozinho, nunca!”. Para quem não está em um relacionamento – esteja a pessoa à procura de alguém especial ou apenas querendo curtir –, é comum manter os famosos “contatinhos”. Em relações assim, as pessoas mantêm o papo em dia umas com as outras para ter uma “gama de opções” com quem podem sair quando bater vontade.

Leia também: Por que fugimos da paquera quando a outra pessoa demonstra muito interesse?

Segundo um estudo recente, manter 'contatinhos' é comum mesmo entre pessoas que estão em um relacionamento
Shutterstock
Segundo um estudo recente, manter 'contatinhos' é comum mesmo entre pessoas que estão em um relacionamento

Agora, uma das coisas mais confusas e irritantes que podem acontecer quando se está a fim de uma pessoa é vê-la entrar em um relacionamento e, mesmo assim, receber mensagens dela como se nada tivesse mudado entre vocês. Apesar de esse comportamento não ser legal nem com o parceiro ou parceira nem com a pessoa que está "de molho", saiba que, de acordo com um estudo recente, manter os tais “ contatinhos ” mesmo quando se está em uma relação séria é algo muito mais comum do que você imagina.

Leia também: Estudo detalha comportamento do solteiros e novos tipos de relacionamentos

O estudo em questão foi publicado no periódico “Communication Research Reports” e liderado por Jayson Dibble, pesquisador da Universidade de Michigan. Para fazer o levantamento, o time de pesquisadores entrevistou 658 estudantes universitários, que responderam perguntas a respeito de relacionamentos e comunicação com “contatinhos”. Os resultados mostram que 72,9% mantêm o papo em dia com “parceiros em potenciais”, e não pense que isso acontece apenas com os solteiros. Separando apenas os participantes que estão em relacionamentos, a frequência ainda é alta (55,5%).

Ao site “PsyPost”, Dibble conta ainda que não há muita diferença entre o número de pessoas que os solteiros e os comprometidos “cultivam em banho-maria”; quem não está em um relacionamento costuma ter seis contatos desse tipo, enquanto quem está costuma ter em torno de cinco. O pesquisador afirma ainda há até “técnicas” usadas pelas pessoas para manter esse tipo de relação; segundo ele, mandar mensagens positivas, se abrir com a pessoa são algumas dessas estratégias (o que, na língua dos jovens, pode ser traduzido para aquele famigerado “oi, sumido”, certo?).

via GIPHY


"Como você está?"

Leia também: É normal ter um "crush" mesmo em uma relação séria? Especialistas explicam

O que ter “contatinhos” significa para a relação?

É claro que descobrir que a pessoa que amamos mantém conversas com pessoas que são romanticamente ou sexualmente atraentes para ela não é a coisa mais agradável do mundo, mas, será que isso significa que a relação está fadada ao fracasso. Segundo Dibble, não exatamente. Ele afirma que, analisando os dados, não há nada que indique uma relação entre manter “contatinhos” e o nível de comprometimento que a pessoa tem com o parceiro ou parceira. “O estudo ainda está em um estágio inicial, mas nós não vemos nada que mostre ser necessário soar um alarme ainda”.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!